Menu
Menu
Busca sábado, 02 de agosto de 2025
Brasil

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

Legislação libera contramedidas como suspensão de concessões

10 julho 2025 - 06h30Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o tarifaço de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. Em rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania do país e disse que é falsa a alegação do presidente norte americano Donald Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.

A lei brasileira sancionada em abril estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou o presidente

A lei autoriza o Poder Executivo, em coordenação com o setor privado, “a adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços ou medidas de suspensão de concessões comerciais, de investimento e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual e medidas de suspensão de outras obrigações previstas em qualquer acordo comercial do país”.

O governo defende que é falsa a informação sobre o alegado déficit norte-americano. “As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”.

Lula afirma ainda que o Brasil é um país soberano “com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.

No documento encaminhado por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente estadunidense cita o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, para justificar o ataque ao país. Ele também citou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.

“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, rebateu Lula.

O presidente brasileiro abordou ainda as críticas de Trump às decisões do Supremo Tribunal Federal contra perfis em redes sociais que praticavam discurso de ódio e divulgavam fake news. O presidente afirmou que, “no contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática”.

“No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, escreveu.

Antes de publicar a nota, o presidente Lula coordenou uma reunião de emergência, no Palácio do Planalto, com a presença de seus principais ministros, como Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secom), além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro Alexandre de Moraes, do STF
Brasil
Moraes diz que vai ignorar sanções de Trump. "Ameaças covardes e infrutíferas"
Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal
Justiça
Barroso afirma que STF teve atuação decisiva na preservação da democracia
Imagina o susto: Cobra é encontrada dentro de berço de bebê
Brasil
Imagina o susto: Cobra é encontrada dentro de berço de bebê
STJ -
Justiça
STJ nega soltura de acusado de operar tráfico internacional de drogas
Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto
Brasil
Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto
Foto: niki_emmert/Unsplash
Brasil
Nova lei proíbe testes com animais para cosméticos e produtos de higiene
Presidente Donald Trump
Brasil
Isenção completa ou parcial; confira a lista completa de itens que se livram do tarifaço
Samir Xaud presidente da CBF
Brasil
Presidente da CBF é investigado por compra de votos em Roraima
Operação de avião comercial na pista do aeroporto de Feira de Santana, na Bahia
Brasil
Após um ano, programa Voa Brasil vende apenas 1,5% das passagens ofertadas
STF; justiça
Justiça
Compensação integral de prejuízos fiscais por empresa que vai fechar será julgada pelo STF

Mais Lidas

JD1TV: 'Alguém tira isso da minha bunda', homem procura UPA com cenoura presa no ânus
Polícia
JD1TV: 'Alguém tira isso da minha bunda', homem procura UPA com cenoura presa no ânus
JD1TV: Árvore cai sobre "Bar das Primas" e cliente é resgatado pelado
Geral
JD1TV: Árvore cai sobre "Bar das Primas" e cliente é resgatado pelado
O caso aconteceu no final da tarde de hoje
Polícia
Homem que matou professora a facadas e tomou veneno de rato em seguida morre em Campo Grande
Linguiça do amor? Homem tenta caramelizar pênis para namorada e vai parar no hospital
Brasil
Linguiça do amor? Homem tenta caramelizar pênis para namorada e vai parar no hospital