A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira (19) os resultados da Sondagem Indústria da Construção, que mostram otimismo entre os empresários do setor para 2025. Em dezembro, os indicadores de expectativa cresceram, com destaque para o nível de atividade, novos empreendimentos e número de empregados, que atingiram 53,8 pontos.
O índice de intenção de investimento também registrou crescimento, atingindo 45,9 pontos, 8,1 pontos acima da média histórica. No entanto, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, alerta que fatores como a taxa de juros e a elevação de custos podem afetar o desempenho do setor no próximo ano.
Apesar do crescimento nos índices de expectativa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Construção caiu de 53,8 para 51 pontos, refletindo uma confiança mais cautelosa. A pesquisa indicou uma piora na avaliação das condições atuais e das expectativas para o futuro.
Em relação à atividade do setor, o índice de evolução do nível de atividade registrou 49,7 pontos, superando a média histórica para o mês. A utilização da capacidade operacional caiu de 70% para 67%, mas ainda se manteve acima da média histórica de 64%. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 11 de dezembro, com a participação de 327 empresas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Gata leva filhote para clínica veterinária em busca de socorro

Ganhador não resgata prêmio da loteria e perde mais de 1 milhão

STF decide que a responsabilidade por danos ambientais não prescreve

Lula confirma viagem ao território Xingu na próxima sexta-feira

Anvisa volta atrás e autoriza venda de pasta de dente da Colgate

Lula encerra visita ao Vietnã com abertura ao mercado de carne brasileiro

Brasil e Vietnã assinam Plano de Ação para cooperação econômica até 2030

Decreto oficializa secretário de Clima na presidência da COP30 em Belém

Bolsonaro e aliados agora são réus por tentativa de golpe, decide STF
