A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira (19) os resultados da Sondagem Indústria da Construção, que mostram otimismo entre os empresários do setor para 2025. Em dezembro, os indicadores de expectativa cresceram, com destaque para o nível de atividade, novos empreendimentos e número de empregados, que atingiram 53,8 pontos.
O índice de intenção de investimento também registrou crescimento, atingindo 45,9 pontos, 8,1 pontos acima da média histórica. No entanto, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, alerta que fatores como a taxa de juros e a elevação de custos podem afetar o desempenho do setor no próximo ano.
Apesar do crescimento nos índices de expectativa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Construção caiu de 53,8 para 51 pontos, refletindo uma confiança mais cautelosa. A pesquisa indicou uma piora na avaliação das condições atuais e das expectativas para o futuro.
Em relação à atividade do setor, o índice de evolução do nível de atividade registrou 49,7 pontos, superando a média histórica para o mês. A utilização da capacidade operacional caiu de 70% para 67%, mas ainda se manteve acima da média histórica de 64%. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 11 de dezembro, com a participação de 327 empresas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Minha Casa, Minha Vida viabiliza 130 mil novas moradias em todo o país

INSS inicia devolução de descontos indevidos; veja o calendário de pagamentos

INSS: Novos empréstimos só serão liberados mediante biometria

Emirados Árabes, 2° maior cliente do Brasil, bloqueia importação de frango local

Ex-chefe da FAB confirma que Bolsonaro discutiu golpe

Mais blusinhas? Shopee inaugura 13° centro de distribuição no Brasil

Suspeita de gripe aviária em trabalhador do RS é descartada pelo Ministério da Saúde

INSS: mais de 1,7 milhão de aposentados solicitaram reembolso

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite no país; veja quais
