Foi publicado no Diário Oficial da União na edição desta quarta-feira (26), o decreto assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, que cria a Presidência da COP30 e aprova o quadro de cargos em comissão e funções de confiança para garantir a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
A Presidência da COP30 funcionará até 1º de dezembro de 2026 e terá como objetivo preparar, coordenar e promover a realização do evento. Além da Estrutura da Presidência, o decreto traz as competências do cargo e da Diretoria-Executiva.
Desde 21 de janeiro, por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidência da COP30 cabe ao Embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
André Corrêa do Lago é formado em Economia e ingressou na carreira diplomática em 1982. Desempenhou funções no Brasil e no exterior, em áreas como energia, clima e meio ambiente, perante organismos internacionais e na promoção comercial do Brasil. Desde março de 2023, exerce o cargo de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, tendo sido negociador-chefe da delegação brasileira na COP28 (Dubai, EAU) e na COP29 (Baku, Azerbaijão).
A secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ana Toni, é a diretora-executiva (CEO) da conferência.
O presidente da COP30 é a principal liderança política na promoção de consensos entre os negociadores e induzir o engajamento de instituições privadas capazes de gerar soluções concretas para a mudança climática, além de ter a incumbência de conduzir os principais procedimentos para receber governantes, técnicos, especialistas e integrantes da sociedade civil de todo o mundo.
As responsabilidades se traduzem em manter diálogo aberto e constante com mais de 190 países e com inúmeras organizações internacionais.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga


Foto: Semas.pa 



