A Polícia Federal colhe nesta terça-feira (30), no Supremo Tribunal Federal (STF), os depoimentos do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino. As oitivas começam às 14h e ocorrem de forma individual.
Os depoimentos fazem parte de inquérito que apura as negociações para a venda do Banco Master ao BRB, tentativa realizada pouco antes de o Banco Central decretar a falência extrajudicial da instituição. A negociação levantou suspeitas sobre a sustentabilidade do negócio e a regularidade das operações.
Paulo Henrique Costa foi afastado da presidência do BRB por decisão judicial. Ele e Vorcaro já haviam sido alvos da Operação Compliance Zero, que investiga a concessão de créditos falsos. As fraudes apuradas podem chegar a R$ 17 bilhões em títulos forjados.
As oitivas foram determinadas pelo ministro Dias Toffoli. Inicialmente, ele cogitou uma acareação entre os envolvidos, mas decidiu que o confronto só ocorrerá se a PF considerar necessário. O diretor do Banco Central não é investigado, mas teve o depoimento considerado de “especial relevância” para esclarecer a atuação do órgão fiscalizador.
As defesas de Vorcaro e de Paulo Henrique Costa informaram que não irão se manifestar antes ou após os depoimentos, em razão do sigilo do processo. O Banco Central também não comentou.
Em março deste ano, o BRB anunciou a intenção de comprar o Banco Master por R$ 2 bilhões. A operação foi rejeitada pelo Banco Central em setembro e, em novembro, a falência da instituição foi decretada. O Banco Master é o principal alvo da investigação conduzida a pedido do Ministério Público Federal.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Bolsonaro faz nova cirurgia na tarde desta terça-feira

Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo em 15 estados

Governo Federal publica calendário oficial de 2026 com feriados e pontos facultativos

Desemprego cai para 5,2%, menor taxa desde 2012, aponta IBGE

PGR arquiva pedido de advogado de MS contra Alexandre de Moraes no caso Banco Master

Zé Felipe anuncia fim do namoro com Ana Castela, "decidimos seguir caminhos diferentes"

Caixa inicia pagamento de FGTS retido pelo saque-aniversário nesta segunda

Aumento do turismo acende alerta para cuidados contra a reintrodução do sarampo no país

Setor financeiro sai em defesa da atuação do Banco Central no caso Master


As oitivas foram determinadas pelo ministro Dias Toffoli (Foto: Agência Brasil )



