O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) instituiu, por meio da Portaria nº 1001/2025, a realização diária da cerimônia de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional no Palácio da Justiça, em Brasília.
Assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, a portaria determina que o hasteamento ocorra às 8 horas da manhã e o arriamento às 18 horas, de segunda a sexta-feira, seguindo os ritos previstos na Lei nº 5.700/1971 e no Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas.
Nos feriados e pontos facultativos, a solenidade poderá ser simplificada, desde que o respeito e a visibilidade da bandeira sejam mantidos. No Dia da Bandeira, 19 de novembro, o hasteamento ocorrerá excepcionalmente ao meio-dia, conforme o disposto na legislação.
A equipe de segurança patrimonial do MJSP e integrantes da Força Nacional de Segurança Pública serão responsáveis pela condução dos atos solenes. A portaria também estabelece que a troca de turno da equipe da Força Nacional seguirá o regime de uma hora de guarda para cada hora de descanso.
A norma já está em vigor e tem o objetivo de promover o respeito aos símbolos nacionais e reafirmar os valores republicanos no cotidiano das atividades do ministério. A cerimônia soma-se à instalação recente de uma escultura de Burle Marx no jardim aquático da fachada do Palácio da Justiça.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sete faccionados do Comando Vermelho são mortos em operação policial no Ceará

Defensoria do RJ aciona o STF após ser impedida de acompanhar perícias de mortos

Riedel defende integração entre Estados no combate a facções durante encontro no RJ

Governador do Rio pede apoio de parlamentares para reforçar segurança pública

Anvisa proíbe uso de duas substâncias em produtos para unhas em gel

STF determina que Heliomar Klabunde assuma a prefeitura de Paranhos

Juízes não podem autorizar operações da PM sem aval do Ministério Público, diz CNJ

Operação nacional contra tráfico de animais tem desdobramentos em MS

VÍDEO: 'Ação legítima' - Polícia Civil do RJ fala sobre operação contra Comando Vermelho

 Pavilhão Nacional -    (Foto: Ilustrativa / Ministério da Defesa)
Pavilhão Nacional -    (Foto: Ilustrativa / Ministério da Defesa)



