O delegado da Polícia Federal (PF), Marcelo Augusto Xavier, pode ser o novo chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai). O nome dele é citado por diversos veículos de comunicação como a escolha do presidente Jair Bolsonaro para ocupar a presidência da instituição.
De acordo com o jornal O Globo, a nomeação ainda não está confirmada e haveria ainda, na disputa, um outro delegado da PF e um assessor do secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Nabhan Garcia, também presidente licenciado da União Democrática Ruralista (UDR), ainda assim, é o nome de Xavier o mais cotado. Tendo atuado na Comissão Parlamentar de Inquérito da Funai em 2016, apoiando ainda os parlamentares que apuravam supostas irregularidades do órgão.
Segundo o coordenador da Articulação Nacional dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinamã Tuxá se oficializada a indicação, o presidente Bolsonaro estará mais uma vez reforçando o "desmonte da Funai". “O intuito em criminalizar os povos originários ao colocar a questão sobre um delegado”, afirma.
Dinamã, relata que as instâncias internacionais que veem monitorando a política indigenista brasileira têm muitas críticas à política implantada no Brasil, não só a indigenista, mas principalmente na política ambiental, “vamos ainda montar uma rede de mobilização nos próximos dias”, finaliza o coordenador, caso o presidente Bolsonaro confirme Xavier no cargo, a nomeação deve sair nos próximos dias no Diário Oficial da União.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Após cirurgia, Lula recebe alta, mas ficará em repouso no fim de semana Lin

Cachorro é morto com dez tiros em frente a ponto de ônibus em SP

Adolescentes suspeitos de matar o cão Orelha voltam ao Brasil

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

Vídeo: Fuga com lulu-da-pomerânia termina na delegacia

Polícia Federal prende suspeito de planejar atentado terrorista no Brasil

Caso Orelha: Justiça dá 24 horas para redes removerem informações sobre adolescentes

CPMI do INSS retoma trabalhos com foco em banqueiros e ouvirá Vorcaro

Indígenas articulam mobilização caso delegado da PF seja nomeado presidente da Funai (Reprodução)


