O lançamento do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi reagendado para as 15h45 desta segunda-feira (22). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o último dia da janela de lançamento.
O foguete pode ser o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro.
Inicialmente, o lançamento estava previsto para ocorrer na última quarta-feira (17). No entanto, durante a etapa final de averiguação dos sistemas, foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. A empresa decidiu, então, adiar o lançamento para poder trocar os componentes.
Houve nova tentativa nesta sexta-feira (19), mas a operação foi interrompida novamente em razão do funcionamento anormal de uma válvula de ventilação, instalada no tanque de metano líquido do segundo estágio do veículo.
“Essa válvula é um componente essencial, responsável por manter o controle adequado de pressão na parte superior do veículo lançador. Caso a válvula não funcione corretamente quando estiver na posição fechada, a pressão interna do tanque pode continuar a subir, potencialmente levando a uma falha estrutural”, disse, em nota, a Innospace.
De acordo com a empresa, após a suspensão do lançamento na sexta-feira, os combustíveis do foguete foram drenados com segurança, e o veículo foi posicionado na posição horizontal sobre a base de lançamento. Foi realizada uma inspeção abrangente das funções e componentes do sistema.
“Nenhuma anomalia adicional foi identificada além da válvula de ventilação. Uma válvula reserva está disponível, e a empresa planeja realizar a verificação funcional final após a substituição, com base nos resultados de sua análise da causa raiz”, acrescentou a Innospace.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Prêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão

Segunda ponte que liga Brasil e Paraguai é inaugurada

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia

Mega-Sena sorteia R$ 62 milhões neste sábado

Morre Lindomar Castilho, cantor conhecido como o Rei do Bolero

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP

Operação da PF mira deputados do PL por suspeita de desvio de cotas

PF aponta senador como suspeito em esquema de fraudes no INSS

Operação Sem Desconto prende secretário executivo da Previdência


O foguete pode ser o primeiro lançamento comercial em território brasileiro (Foto: divulgação )




