O presidente Lula sancionou nesta quinta-feira (28), a Lei para permitir a consulta pública do nome completo e do número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) das pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual.
Durante a pesquisa, as informações no Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais relativas à vítima ficarão em sigilo.
O sistema de consulta processual tornará de acesso público o nome completo do réu, seu número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a tipificação penal do fato a partir da condenação em primeira instância, inclusive com os dados da pena ou da medida de segurança imposta, ressalvada a possibilidade de o juiz fundamentadamente determinar a manutenção do sigilo.
Caso o réu seja absolvido em grau recursal, será restabelecido o sigilo sobre as informações.
Pioneirismo em MS
Em vigor desde 2017, o Cadastro Estadual de Pedófilos de Mato Grosso do Sul, surgiu a partir de projeto de autoria do deputado estadual Coronel David (PL), e se tornou base para a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais.
Coronel David destacou a importância do Cadastro em Mato Grosso do Sul. “O reconhecimento do nosso trabalho no Senado fortalece ainda mais a nossa missão e reforça a importância de trazermos mais projetos para proteção e justiça à população, elevando o padrão de segurança pública em Mato Grosso do Sul e inspirando iniciativas de alcance federal”, afirmou o deputado.
Assim como o Cadastro de Pedófilos de Mato Grosso do Sul, o cadastro nacional torna acessíveis as informações de condenados por até dez anos após o cumprimento da pena, buscando prevenir com que mais crimes sexuais contra crianças e adolescentes sejam cometidos por tais indivíduos.
O cadastro estadual está disponível por meio do portal da Secretaria de Justiça e Segurança Pública - na aba de ‘Serviços’, basta clicar no link ‘Banco Estadual de Pedófilos’ .
Deixe seu Comentário
Leia Também

Maio Amarelo: Vítimas de acidentes no trânsito custaram R$ 3,8 bilhões ao SUS em 2024

STJ libera inclusão de gênero neutro em Registro Civil

Lula anuncia US$ 1 bi de investimentos da China em combustível renovável do Brasil

Petrobras descobre óleo de qualidade na Bacia de Santos

Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet

Descontos para empréstimos consignados têm novo bloqueio determinado pelo INSS

Lula coordena reunião sobre ressarcimento de aposentados do INSS

Passageiro morre prensado entre a porta do metrô e plataforma de estação em SP

Grupo usava 'idosos fictícios' para fraudar o INSS
