Depois de uma visita ao Egito, o presidente Lula, começa nesta sexta-feira (16), a programação da visita de Estado à Etiópia, onde participará da Cúpula da União Africana como convidado.
Também estão previstas reuniões e a presença no evento “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP-28”.
A agenda do presidente começa com a cerimônia de oferenda floral em homenagem aos heróis caídos na Batalha de Adwa, ocorrida em março de 1896 entre a Etiópia e a Itália. Em seguida, o presidente visita o Museu Memorial de Adwa.
O líder brasileiro será recebido na Sede do Governo Etíope para a cerimônia de boas-vindas, sucedida por uma reunião ampliada com o primeiro-ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Abiy Ahmed. Depois, Lula e Ahmed se reunirão a portas fechadas.
O último compromisso previsto para esta sexta-feira é o evento sobre financiamento climático para agricultura e segurança alimentar.
Além da visita de Estado à Etiópia, o presidente Lula participará da Cúpula da União Africana. A sede da entidade, que se tornou membro oficial do G20 em 2024 com apoio do Brasil, fica em Adis Abeba. Com a participação de dezenas de chefes de Estado e governo na cúpula, o presidente tem convites para diversas reuniões bilaterais, que ainda não estão definidas.
O embaixador Carlos Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, destacou que a Etiópia é um país com o qual o Brasil pode desenvolver um comércio mais forte. “É um país que tem tido um crescimento econômico forte e significativo e é um mercado importante. O Brasil pode se beneficiar tendo uma presença maior na Etiópia”, explicou o embaixador.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa aprova medicamento para crises de epilepsia farmacorresistente

Laudo do IML aponta lesões na face e pescoço de policial baleada em SP

Indústria de alimentos e bebidas cresceu 8% em 2025, diz Abia

Deputados do PL suspeitos de corrupção em emendas são julgados pelo STF

Criminalizar jornalistas é erro jurÃdico e ameaça à democracia, diz presidente da OAB-RJ

Governo libera crédito para cidades mineiras atingidas por chuvas

Esposa de Moraes detalha contrato com Banco Master e afirma que nunca atuou no STF

Violência contra mulheres dispara e feminicÃdio triplica em cinco anos no Brasil, diz CNJ

PRF estabelece calendário de restrições para veÃculos de carga em 2026

Presidente Lula e primeira-dama, Janja, durante embarque para Adis Abeba, no Aeroporto Internacional do Cairo (Ricardo Stuckert / PR)



