As universidades brasileiras dominam o ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina - e, entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) aparece no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo. O resultado, divulgado nesta terça-feira pela QS Quacquarelli Symonds (que avalia universidades de todo o mundo com base em diversos critérios), vai de encontro a outras classificações semelhantes também divulgadas em 2013, que mostram a USP como única representante do país no top 20 mundial e entre aquelas com a mais alta reputação.
O Brasil domina com a lista, com 81 instituições entre as 300 melhores do continente. Em seguida, aparecem México (50), Colômbia (42), Argentina (30), Chile (30) e Peru (17). Apesar dos bons resultados no ranking da América Latina, o país ainda não aparece bem representado quando são consideradas universidades de todo o mundo.
"Embora o ranking destaque a excelência regional dos principais países e dos emergentes, as universidades da América Latina ainda exibem um mau desempenho nos rankings globais. Não há qualquer universidade latino-americana entre as 50 melhores nas áreas científica e tecnológica", afirmou o diretor de Pesquisa da QS, Ben Sowter.
A USP é a única universidade que obteve a pontuação máxima. Com 83,1 pontos, a UFMG subiu três posições na lista, entrando para o top 10, enquanto Unicamp e UFRJ mantiveram suas posições: terceira e oitava colocadas, respectivamente. O ranking de universidades da QS: América Latina é baseado em sete critérios que cobrem pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença online. Os resultados completos e a metodologia estão disponíveis no site TopUniversities.com.
Via Terra
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos


A universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo é o destaque brasileiro no ranking da América Latina. 



