A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), lançou o Painel Público das Árvores Urbanas. A ferramenta foi apresentada nesta sexta-feira (20), durante o Encontro Municipal de Arborização Urbana, que acontece no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês.
O projeto utiliza o sistema Arbolink, iniciativa que visa modernizar a gestão ambiental da Capital, oferecendo maior transparência e engajamento da população com a arborização urbana.
Em janeiro deste ano foi iniciada a fase de testes, sendo 2.089 árvores já vistoriadas com o apoio do programa, comprovando a eficácia do sistema no monitoramento das áreas verdes da Cidade. A partir do lançamento oficial - realizado no dia 5 de junho - até hoje, foram abertos 410 processos de forma totalmente digital, reforçando a modernização da gestão ambiental. Acesse o painel com as informações das árvores vistoriadas.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, Campo Grande se alinha agora com grandes metrópoles globais como Londres, Singapura e Nova York, que investem em tecnologias verdes e digitais para melhorar a convivência urbana com o meio ambiente. "A tecnologia vai permitir uma maior transparência das informações e um envolvimento mais profundo da população com as árvores da cidade, além de promover a educação sobre a biodiversidade das florestas urbanas", destacou.
Para a superintendente de Meio Ambiente da Semadur, Gisseli Giraldelli, o painel permitirá a estruturação e análise de dados de forma mais assertiva, otimizando o planejamento e manejo preventivo das árvores da cidade. "Isso contribuirá para evitar quedas de árvores e galhos, garantindo plantios mais seguros e promovendo a saúde pública e o equilíbrio ambiental da cidade", concluiu.
A auditora fiscal de meio ambiente da Semadur, Silvia Rahe Pereira, comentou que o sistema apoiará na implementação de políticas públicas para o controle e cuidado das árvores já existentes, além de facilitar o planejamento de novos plantios. "Com o uso de ciência de dados, será possível tomar decisões mais eficazes, aumentando a qualidade e eficiência das nossas ações de manejo arbóreo", afirmou.
A entrega do Painel Público das Árvores de Campo Grande, na semana em que se comemora o Dia Nacional da Árvore, simboliza o primeiro passo para um futuro mais sustentável e digital para a Capital Sul-mato-grossense.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Promotores em estágio probatório visitam unidades prisionais de Campo Grande

Capital oferece abrigo do frio para pessoas em situação de rua; saiba onde ligar

Contando os dias? Campo Grande tem feriado em duas semanas e outros 11 no ano

Prefeitura fará processo seletivo para cuidadores em saúde mental atuarem na Capital

Justiça manda motorista que matou corredora pagar pensão para filha dela de 6 anos

Confira rota do consultório móvel veterinário em junho na Capital

Carreta sai repentinamente do acostamento e provoca acidente com dois veículos na BR-163

JD1TV: Amiga cria rifa para ajudar filha de corredora que morreu atropelada na Capital

Motorista que matou jovem em colisão na Três Barras vai a júri popular
