A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), lançou o Painel Público das Árvores Urbanas. A ferramenta foi apresentada nesta sexta-feira (20), durante o Encontro Municipal de Arborização Urbana, que acontece no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês.
O projeto utiliza o sistema Arbolink, iniciativa que visa modernizar a gestão ambiental da Capital, oferecendo maior transparência e engajamento da população com a arborização urbana.
Em janeiro deste ano foi iniciada a fase de testes, sendo 2.089 árvores já vistoriadas com o apoio do programa, comprovando a eficácia do sistema no monitoramento das áreas verdes da Cidade. A partir do lançamento oficial - realizado no dia 5 de junho - até hoje, foram abertos 410 processos de forma totalmente digital, reforçando a modernização da gestão ambiental. Acesse o painel com as informações das árvores vistoriadas.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, Campo Grande se alinha agora com grandes metrópoles globais como Londres, Singapura e Nova York, que investem em tecnologias verdes e digitais para melhorar a convivência urbana com o meio ambiente. "A tecnologia vai permitir uma maior transparência das informações e um envolvimento mais profundo da população com as árvores da cidade, além de promover a educação sobre a biodiversidade das florestas urbanas", destacou.
Para a superintendente de Meio Ambiente da Semadur, Gisseli Giraldelli, o painel permitirá a estruturação e análise de dados de forma mais assertiva, otimizando o planejamento e manejo preventivo das árvores da cidade. "Isso contribuirá para evitar quedas de árvores e galhos, garantindo plantios mais seguros e promovendo a saúde pública e o equilíbrio ambiental da cidade", concluiu.
A auditora fiscal de meio ambiente da Semadur, Silvia Rahe Pereira, comentou que o sistema apoiará na implementação de políticas públicas para o controle e cuidado das árvores já existentes, além de facilitar o planejamento de novos plantios. "Com o uso de ciência de dados, será possível tomar decisões mais eficazes, aumentando a qualidade e eficiência das nossas ações de manejo arbóreo", afirmou.
A entrega do Painel Público das Árvores de Campo Grande, na semana em que se comemora o Dia Nacional da Árvore, simboliza o primeiro passo para um futuro mais sustentável e digital para a Capital Sul-mato-grossense.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pátio Central terá atendimento gratuito para declaração de Imposto de Renda

Motorista que dirigia a 90 km/h e causou morte da namorada é condenado a 6 anos

DHPP encerra investigação de homicídio no Los Angeles sem identificar suspeitos

Defensoria de MS inova e consegue intimação por WhatsApp para pai pagar pensão da filha

Pistoleiro que matou 'Chiquinho' é condenado a 15 anos de prisão

TJ mantém preso PM que algemou e torturou a ex com alicate em Campo Grande

Pistoleiro é julgado hoje por matar 'Chiquinho' com tiros em Campo Grande

Advogado trava guerra na Justiça contra salário de R$ 41,8 mil no TCE-MS

Capital terá seleção para advogado, assistente social e profissionais da saúde mental
