Com o apoio da Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), a Energisa está na Rua Tembés, no Jardim Leblon, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17) para realizar a retirada de fios clandestinos dos postes de energia. Ainda hoje, mais um bairro será visitado pelas equipes e amanhã, mais dois serão alvo das ações de ‘limpeza’ nesta semana.
Para a imprensa, a concessionaria disse que identifica as fiações irregulares pela falta de uma etiqueta, responsável por conter o nome da empresa que o fio pertence. “Após levantamento, tempos mais de 4 mil pontos espalhados pela cidade toda. A partir disso, escolhemos o local da ação classificando os pontos como: mais crítico e mais fios. Fazendo a retirada”, disse.
Além dos clandestinos, fios ‘fora de norma’ também são retirados dos postes, para evitar riscos de queda das fibras. A concessionaria acredita que na região serão retirados 5 mil fios irregulares.
Cinco viaturas da Energisa e 10 funcionários estão trabalhando no local, com o apoio do GARRAS (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros) e da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo).
Veja um vídeo da ação realizada nesta quarta:
Ações devem seguir – Em outros pontos visitados anteriormente, cerca de 15 mil fios já foram retirados. As ações para a limpeza devem seguir acontecendo, de acordo com a ordem de atuação prioritária da concessionaria.
Debate - o JD1 Notícias vem acompanhando, desde o início das discussões a respeito do assunto, quando o deputado, Paulo Duarte, levou o assunto para ser discutido na Tribuna da Casa de Leis entrando com uma representação no Ministério Público Federal [MPF] para que o problema tenha uma solução definitiva.
Atualmente, as companhias de telecomunicações alugam os postes da Energisa para distribuição dos serviços de telefonia e internet, no entanto, nem todos ocupam os locais de forma regular. A legislação atual permite o uso mútuo, onde as distribuidoras têm que permitir a ocupação dos postes pelas companhias de telecomunicações, conforme a Portaria Interministerial 10.563/2023 que institui a Política Nacional de Compartilhamento de Postes - Poste Legal.
Segurança – A concessionária reforça o cuidado com a segurança, em caso de cabos rompidos ou caídos ao chão. A orientação é: não se aproxime!
O cliente deve entrar em contato imediatamente com a Energisa pelo 0800 722 7272 ou com o Corpo de Bombeiros.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Acusado de matar em bar do Santa Luzia é absolvido pelo júri em Campo Grande

Área da 'Favela do Mandela' passa por recuperação após desocupação

Detran-MS não terá expediente quinta, sexta e segunda de feriado

JD1TV: Passageiros 'fecham' Terminal Nova Bahia por falta de ônibus

Shopping traz programação especial de Páscoa para toda família

Operação emergencial: Força-tarefa quer realizar até 2 mil tapa buracos por dia

Moradores denunciam "abandono" de canteiro central da Avenida Aracruz

Atenção, motoristas! Confira o reordenamento do trânsito no entorno do Parque dos Poderes

"O pedágio tem que ser suspenso", aponta deputado em audiência sobre a BR-163
