Com o apoio da Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), a Energisa está na Rua Tembés, no Jardim Leblon, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17) para realizar a retirada de fios clandestinos dos postes de energia. Ainda hoje, mais um bairro será visitado pelas equipes e amanhã, mais dois serão alvo das ações de ‘limpeza’ nesta semana.
Para a imprensa, a concessionaria disse que identifica as fiações irregulares pela falta de uma etiqueta, responsável por conter o nome da empresa que o fio pertence. “Após levantamento, tempos mais de 4 mil pontos espalhados pela cidade toda. A partir disso, escolhemos o local da ação classificando os pontos como: mais crítico e mais fios. Fazendo a retirada”, disse.
Além dos clandestinos, fios ‘fora de norma’ também são retirados dos postes, para evitar riscos de queda das fibras. A concessionaria acredita que na região serão retirados 5 mil fios irregulares.
Cinco viaturas da Energisa e 10 funcionários estão trabalhando no local, com o apoio do GARRAS (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros) e da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo).
Veja um vídeo da ação realizada nesta quarta:
Ações devem seguir – Em outros pontos visitados anteriormente, cerca de 15 mil fios já foram retirados. As ações para a limpeza devem seguir acontecendo, de acordo com a ordem de atuação prioritária da concessionaria.
Debate - o JD1 Notícias vem acompanhando, desde o início das discussões a respeito do assunto, quando o deputado, Paulo Duarte, levou o assunto para ser discutido na Tribuna da Casa de Leis entrando com uma representação no Ministério Público Federal [MPF] para que o problema tenha uma solução definitiva.
Atualmente, as companhias de telecomunicações alugam os postes da Energisa para distribuição dos serviços de telefonia e internet, no entanto, nem todos ocupam os locais de forma regular. A legislação atual permite o uso mútuo, onde as distribuidoras têm que permitir a ocupação dos postes pelas companhias de telecomunicações, conforme a Portaria Interministerial 10.563/2023 que institui a Política Nacional de Compartilhamento de Postes - Poste Legal.
Segurança – A concessionária reforça o cuidado com a segurança, em caso de cabos rompidos ou caídos ao chão. A orientação é: não se aproxime!
O cliente deve entrar em contato imediatamente com a Energisa pelo 0800 722 7272 ou com o Corpo de Bombeiros.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dívidas com o município? Refis 2025, com até 80% de desconto, começa em junho

Campo Grande abre processo seletivo para monitor de alunos

Acusado de homicídio em 2014 vai a júri nesta sexta-feira na Capital

Campo Grande é a 2ª capital com melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo

De janeiro a maio, Águas Guariroba implantou mais de 50 km de rede de esgoto na Capital

Justiça Eleitoral aprova com ressalvas prestação de contas de Beto Figueiró

Promotores em estágio probatório visitam unidades prisionais de Campo Grande

Capital oferece abrigo do frio para pessoas em situação de rua; saiba onde ligar

Contando os dias? Campo Grande tem feriado em duas semanas e outros 11 no ano
