Menu
Menu
Busca segunda, 14 de julho de 2025
Economia

Indústria bate recorde na geração de empregos em MS

30 abril 2011 - 06h54Arquivo

O setor industrial de Mato Grosso do Sul composto pelas indústrias de transformação, extrativismo mineral, construção civil e de serviços de utilidade pública, bateu em março o recorde na geração de empregos formais no ano com 5.346 novas vagas e já registra um total de 118.337 postos de trabalho no Estado. Os dados são do levantamento do Radar Industrial da Fiems baseado nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para se ter uma idéia, apenas os segmentos indústria de transformação e indústria da construção civil geraram juntos 4.979 vagas, sendo 2.689 pelo primeiro e 2.290 pelo segundo.

Conforme o Radar da Fiems, o setor industrial já corresponde por 41,9% do total de novos empregos criados em Mato Grosso do Sul no ano, enquanto na seqüência aparecem os setores de serviços, com 4.102 vagas ou 32,1%, e agropecuária, com 2.814 vagas ou 22,0% do total de novos empregos criados em 2011.

O Estado, com o saldo acumulado em março, obteve a marca de 562,9 mil postos formais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 3,04% sobre o estoque total verificado ao fim de 2010.

Com saldo de 1.071 empregos formais criados no mês de março, a indústria mantém a parcela de 21% de todo o emprego formal existente no Estado, ficando atrás somente dos setores de serviços (26%) e administração pública (23%), com um total de 143,8 mil e 130,7 mil empregos formais, respectivamente.

O resultado ocorrido em março fez com que o segmento industrial em Mato Grosso do Sul alcançasse um novo recorde de empregos formais. Adicionalmente, de janeiro de 2010, até o momento, o recorde de empregos nas atividades industriais foi quebrado em 13 oportunidades, das quais nove foram consecutivas, como pode ser observado na tabela abaixo.

Índice

Pelo Índice de Evolução do Emprego Formal na Indústria, calculado pelo Radar da Fiems, o segmento industrial, na posição verificada em março, foi de 173,3 pontos, indicando um crescimento de 73% sobre o estoque do ano base de 2005. Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 144,2 pontos e crescimento de 44%, o comércio com 132,5 pontos (+33%), a agropecuária com 116,5 pontos (+17%) e administração pública com 112,5 pontos (+13%).

No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou a marca 134,3 pontos (+34%). Constata-se, deste modo, que no período compreendido entre 2005 e 2011, até o mês de março, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 29% maior que àquele apresentado pelo conjunto da economia estadual.

Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 20%, 31%, 49% e 54%, respectivamente.

No comparativo com igual mês do ano passado, os desempenhos do Índice de Evolução do Emprego Formal foram indústria (10,9%), serviços (8,1%), comércio (7,3%) e agropecuária (0,1%). Na mesma comparação, o índice para conjunto da economia sul-mato-grossense apresentou crescimento equivalente a 5,6%. Por fim, na comparação com o mês imediatamente anterior, os índices de evolução do emprego formal nos serviços, indústria, agropecuária e comércio apresentaram desempenhos equivalentes a 1%, 0,9%, 0,3% e -0,2%, respectivamente. Já a administração pública, na mesma comparação, não apresentou alteração em seu índice.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Unsplash
Economia
Gasolina e etanol têm queda de preço médio entre junho e julho na Capital
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Economia
"Injustificada", se posiciona CNC sobre tarifas de importação e Trump
IBGE apresentou índices da inflação
Economia
Setor de serviços cresce 0,1% em maio e atinge recorde da série
Fachada de prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Economia
INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais
Dólares e moedas estrangeiras
Economia
Dólar dispara e ultrapassa R$ 5,60 após anúncio de tarifa dos EUA
Alimentos tiveram redução nos preços
Economia
Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Economia
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros; veja nota enviada a Lula
Na edição de julho, Café com Negócios debate papel estratégico da indústria em MS
Economia
Na edição de julho, Café com Negócios debate papel estratégico da indústria em MS
Tebet defende meta fiscal em audiência sobre LDO de 2026
Economia
Tebet defende meta fiscal em audiência sobre LDO de 2026
Tarifa Social chega a famílias de baixa renda
Economia
Energisa amplia acesso à Tarifa Social com isenção de até 100% na conta de luz

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande