“O consumidor ficou preso, pagando taxas de juros altíssimas. Agora, veio o tempo da mudança”, disse o presidente da Associação Brasileira de Cidadania e do Consumidor do Estado de Mato Grosso do Sul (ABCCON), Demontiê Macedo, em entrevista ao JD1.
O tema da entrevista foi a portabilidade de saldo devedor do cartão de crédito, que entrou em vigor na última segunda-feira (01), por decisão do Banco Central (BC), junto ao Conselho Monetário Nacional (CMN), que adotou a medida em dezembro de 2023.
Todas as instituições financeiras devem acatar a decisão do BC. Segundo Demontiê, a portabilidade significa a transparência do saldo. O consumidor irá pedir as informações sobre a dívida, e receberá para poder encontrar outra entidade que tenha opções para a renegociação do montante.
Nisso, a instituição original terá o prazo de cinco dias para cobrir as condições da outra operadora. Um novo modelo para quitar a dívida de cartão de crédito, que trás mais transparência para as pessoas.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis

Saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo no 'Consignado CLT'

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo

JD1TV: Com 'exposição ouro', leilões devem movimentar R$ 40 milhões durante a Expogrande

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%
