Durante entrevista à uma rádio baiana nesta segunda-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o Banco Central (BC) e o presidente da instituição, Roberto Campos Neto.
Durante a entrevista à Rádio Princesa, o presidente criticou a autonomia atual do BC, mas afirmou que respeitará o que já está decidido. "Quem quer o Banco Central autônomo é o mercado, que faz parte do Copom, que determina meta de inflação, que determina política de juros. Eu tive um BC independente. O [Henrique] Meirelles ficou oito anos no meu governo como presidente do BC e teve total independência para fazer os ajustes que precisasse", afirmou o presidente.
Lula ainda afirmou que é necessário que as vontades do BC estejam alinhadas com a da população. "O que você não pode é ter um BC que não está combinando adequadamente com aquilo que é o desejo da nação. Nós não precisamos ter política de juros altos nesse governo. A taxa Selic a 10,5% está exagerada. A responsabilidade é uma coisa que a gente preza muito", detalhou.
O presidente ainda reclamou de estar há dois anos no cargo com Roberto Campos Neto, mas sem citar o presidente da instituição nominalmente, apenas dizendo que "foi indicado um cidadão no governo passado".
"O BC tem que ser um BC de uma pessoa indicada pelo presidente. Como pode o presidente da República ganhar as eleições e não poder indicar o presidente do BC. Eu estou há dois anos com o presidente do BC do Bolsonaro. Não é correto isso", reclamou.
Ele ainda defendeu um presidente do BC que "olhe o país do jeito que ele é, não do jeito que o mercado financeiro olha".
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%

Confiança dos empresários da Capital está na zona negativa

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula

Diesel fica R$ 0,17 mais barato a partir de abril

Mato Grosso do Sul registra saldo recorde de empregos formais em fevereiro de 2025

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Governo irá investir mais de R$ 180,8 milhões em obras em rodovias e ruas de MS
