O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, disse nesta quarta-feira (22) que 51% das contas bloqueadas pelo banco foram por suspeita de fraude no Auxílio Emergencial. No caso das demais, houve inconsistência cadastral.
A suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial levou a Caixa a bloquear 'centenas de milhares' de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício.
De acordo com Guimarães, a maioria das contas bloqueadas foram utilizadas por hackers, que se aproveitaram da liberação para utilizar um mesmo celular para cadastrar vários pedidos do Auxílio Emergencial. Ele ressaltou, no entanto, que pessoas honestas também foram penalizadas pela medida de bloqueio.
O Ministério da Cidadania informou que 1.303.127 milhão de CPFs foram enviados à Caixa para para bloqueio e realização de uma verificação detalhada por suspeita de fraudes. Não é possível ainda afirmar que esses CPFs sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o benefício.
Fraudes X problemas em cadastros
Mas, segundo o presidente da Caixa, há uma separação de fraudes constatadas pela Caixa e pelo Ministério. Segundo ele, os CPFs em questão têm problemas de natureza de cadastro e elegibilidade para o Auxílio Emergencial, e pertencem a um banco de dados que a Caixa não acessa. Guimarães diz que o banco apenas acata a decisão do Ministério para realizar pagamentos.
Os bloqueios realizados pela Caixa são de fraudes operacionais, como criação de contas cujo dinheiro foi desviado. Guimarães não deu números de quantos beneficiários tiveram o acesso prejudicado às contas digitais.
Como liberar a conta?
Em resposta às fraudes identificadas, o banco dividiu as contas bloqueadas em dois grupos, que recebem mensagens diferentes pelo app de acordo com o problema identificado pelo banco. As fraudes propriamente ditas são 51% do total. As inconsistências cadastrais, 49%.
As orientações para desbloqueio das contas valem a partir desta quinta-feira (23).
Bloqueio completo por suspeita de fraude (51%)
Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente (49%)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com variações no preço, gasolina chega a custar R$ 5,94 em Campo Grande

Greve de ônibus afeta comércio no Centro em semana de expectativas de vendas

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026


A suspeita de fraudes levou a Caixa a bloquear 'centenas de milhares' de contas (Sarah Chaves/JD1)



