Menu
Busca segunda, 20 de janeiro de 2020
(67) 99647-9098
Perkal Topo - janeiro-20
Educação

Folha coloca UFMS como a melhor universidade do estado

Já no ranking nacional a instituição ficou em 41º lugar

07 outubro 2019 - 18h34Sarah Chaves, com informações da Folha de São Paulo

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é 41ª melhor universidade do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo, e a primeira no estado de Mato Grosso do Sul pelo 8º ano consecutivo. No ranking geral, esta é a melhor colocação da Instituição nos últimos quatro anos e, em relação ao ano passado, a Universidade subiu oito posições.

Em comparação com as instituições federais de ensino superior do país, a UFMS ocupa a 29ª colocação entre as 63 avaliadas. Já na região Centro-Oeste, a UFMS aparece em 4º lugar entre 14 instituições.

“A proposta desta gestão sempre foi, desde o início, colocar a UFMS como uma instituição de destaque nacional e se consolidar cada vez mais como referência regional. Estar na 41ª colocação entre as melhores universidades do país e permanecer por oito anos como a primeira de Mato Grosso do Sul é resultado de muito trabalho e dedicação por parte de todos os nossos servidores e estudantes, e nós esperamos que esse legado continue cada vez mais, porque aqui nós temos educação pública, gratuita e de qualidade, e isso merece todo o reconhecimento”, declara o reitor Marcelo Turine.

A avaliação do Ranking Universitário Folha é realizada anualmente e engloba todas as universidades ativas do Brasil, utilizando dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha como base.

Ao todo foram avaliadas 197 Instituições de Ensino Superior em cinco aspectos: ensino, pesquisa, mercado, internacionalização e inovação. A partir desses critérios, são analisados itens como total de publicações, número de teses defendidas, percentuais de professores com pós-graduação strictu sensu e em dedicação integral, opinião de empregadores, número de patentes e citações internacionais.

A UFMS ficou em 41º lugar em inovação, subindo 17 posições em relação ao ano passado; 51º lugar em ensino e pesquisa, 56º lugar em mercado e 87º lugar em internacionalização.

O RUF também avalia 40 cursos de graduação com base em dois aspectos: ensino e mercado. Destes, 33 são ofertados pela UFMS e as graduações da Universidade estão posicionadas na primeira colocação do estado em 26. Em âmbito nacional, a Instituição se destacou com curso de Geografia, que se posicionou no 22º lugar; com o curso de Agronomia, no 23º lugar e com o curso de Engenharia Ambiental, no 25º lugar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Unidades escolares já estão recebendo os alimentos para merenda
Educação
Reinaldo nomeia 73 professores aprovados no concurso da SED
Educação
Estudantes podem se increver no Sisu a partir de terça-feira
Educação
Inep encontra erro na correção do Enem
Educação
Inep divulga notas do Enem nesta sexta-feira
Educação
Professores da Funesp passam por semana de capacitação na UFMS
Educação
Enem libera notas nesta sexta-feira
Educação
Conheça o calendário letivo das escolas municipais e estaduais
Educação
Termina hoje prazo de inscrições para lecionar em escolas estaduais
Educação
Em Campo Grande, UEMS abre 398 vagas para dez cursos

Mais Lidas

Esportes
Real Madrid e Flamengo anunciam transferência de Reinier
Cidade
Manejo de figueiras pode deixar trânsito lento na Mato Grosso
Geral
Homem comete suicídio na “Via Park”
Justiça
Depois da “fuga” de Ponta Porã, MPF evita responder sobre diárias para idas à fronteira