Menu
Menu
Busca sexta, 15 de maio de 2026
Camara CG Maio26
Educação

SED-MS proíbe câmeras em banheiros após caso registrado em escola da Capital

A deliberação é assinada pela conselheira-presidente do CEE/MS, Celi Corrêa Neres, e homologada pelo secretário de Estado de Educação, Hélio Daher

15 maio 2026 - 08h50Vinícius Santos     atualizado em 15/05/2026 às 08h54

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS) publicou a Deliberação CEE/MS n.º 13.433/2026, que reforça e detalha a proibição do uso de câmeras em banheiros, vestiários, salas de aula e outros espaços de acesso restrito nas escolas estaduais.

A medida foi adotada após a repercussão de um caso registrado em fevereiro deste ano na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, na região da Mata do Jacinto, em Campo Grande, onde uma câmera teria sido encontrada instalada no banheiro da unidade.

De acordo com a deliberação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS), fica proibida a instalação ou manutenção de câmeras em salas de aula, salas de professores, banheiros, vestiários e demais espaços de uso restrito, em desacordo com a Lei Estadual n.º 3.946/2010.

Segundo informações, o equipamento estaria "desativado", e a situação virou caso de polícia, o que pode ter motivado a atualização das normas de vigilância no ambiente escolar.

Por outro lado, o texto normativo permite o uso de sistemas de monitoramento em portarias, acessos, perímetro externo, corredores e, em situações justificadas por necessidade de segurança, também em pátios abertos e áreas comuns de circulação coletiva. Nesses casos, a deliberação exige aviso prévio, controle de acesso às imagens e retenção por período limitado.

O documento também veda o monitoramento indiscriminado de estudantes em áreas de convivência sem justificativa concreta, finalidade definida e garantias de proteção à privacidade.

A deliberação é assinada pela conselheira-presidente do CEE/MS, Celi Corrêa Neres, e homologada pelo secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher. A nova regulamentação passa a orientar as regras de segurança eletrônica em todas as unidades da rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Reportar Erro
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alunos estavam estudando em um barracão
Educação
Justiça manda retirar alunos de escola improvisada em barracão em Ivinhema
Fachada INEP
Educação
Prazo para pedir recursos em pedidos de isenções do Enem 2026 encerra dia 19
Resultado do Fies para o 2º semestre de 2025 foi divulgado
Educação
Renegociação de dívidas do Fies começa nesta quarta-feira
Segundo a nova regra, as bolsas com duração mínima de 12 meses serão prorrogadas por 180 dias
Educação
Mães e pais na pós-graduação vão ter prorrogação de período de bolsas
Aula Inaugural
Educação
Mais de 70 jovens iniciam cursos gratuitos em parceria entre Senai e Instituto Mirim
Fies -
Educação
Fies 2026: pré-selecionados devem validar dados da inscrição até hoje
Últimos dias: Inscrições para o Encceja 2026 encerram na próxima sexta-feira
Educação
Últimos dias: Inscrições para o Encceja 2026 encerram na próxima sexta-feira
IFMS
Oportunidade
IFMS abre 260 vagas para cursos técnicos em Amambai e Paranaíba
Dos 456 concluintes do curso preparatório no ano passado, 300 foram aprovados no processo seletivo
Educação
IFMS fica em 2º lugar nacional com aprovações no Partiu IF
Fies 2026: MEC divulga resultado de vagas remanescentes
Educação
Fies 2026: MEC divulga resultado de vagas remanescentes

Mais Lidas

Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Polícia
Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Carreta no local do acidente
Polícia
Criança que morreu atropelada tentava pegar 'rabeira' da carreta quando foi atingida
Lucas Adriano Caniza Santos, o "Lucão" - Foto: Reprodução
Polícia
'Crime não impera', diz comandante do BOPE após morte de líder do CV em Sonora
Dinheiro - Foto: Getty Images / BBC
Justiça
Devedores terão contas bloqueadas mais rápido após acordo entre CNJ e bancos