Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Esportes

Copa-2014 e Bom Senso antecipam finais e reduzem jogos de estaduais

17 janeiro 2014 - 12h23Via Uol
A Copa do Mundo e o Bom Senso FC mexeram com os campeonatos estaduais da elite do futebol brasileiro. Nos torneios deste ano, por causa do Mundial da 2014 e após protestos de jogadores, as finais acontecerão mais cedo e o número de jogos, na média, será menor.

As informações são do site Uol Esporte com base na tabela dos nove campeonatos dos estados que têm times na primeira divisão do campeonato brasileiro: Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Pernambuco. Nos noves estaduais, as finais foram antecipadas. Em seis, o número de jogos também caiu.

Só o Campeonato Baiano e o Mineiro mantiveram o mesmo número de datas para jogos de 2013 para 2014. Já o Pernambucano foi o único que ampliou sua quantidade de rodadas: de de 24 para 32.

O Campeonato Paulista, por exemplo, terá 19 datas para jogos em 2014, contra 23 na sua edição passada. O Carioca terá 19 rodadas em 2014, contra 21 em 2013. Os dois torneios, assim como todos os outros analisados pela reportagem, mantiveram o número de equipes participantes.

Todos os torneios também realizarão sua partida final em meados de abril. No ano passado, os campeonatos terminaram em maio. A antecipação é necessária por causa da paralisação do calendário do futebol brasileiro motivada pela Copa do Mundo de 2014, que começa no dia 12 de junho e termina em 13 de julho.

Insatisfação de atletas
Apesar das mudanças nos campeonatos estaduais, integrantes do movimento Bom Senso FC avaliam que o corte no número de jogos ainda é muito tímido. Para os jogadores, o ideal é que estaduais tivessem sete datas, contra as cerca de 20 atuais.

Levantamento feito pelo Bom Senso mostra que, em 2014, um clube no Brasil entrará em campo 83 vezes se chegar às finais de todas as competições que disputar. Na Alemanha, uma equipe atua no máximo 55 vezes por temporada.

Por isso, os jogadores esperam ainda mais mudanças para 2015. No ano que vem, não haverá Copa do Mundo e, portanto, existirá mais espaço para remanejamento de datas de campeonatos.

Federações estaduais de futebol e CBF já sinalizaram alterações no calendário para o ano que vem. Entretanto, resistem a mudanças drásticas em campeonatos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Com uma novidade de Tite em convocação para início das Eliminatórias
Esportes
Em emendas parlamentares, esporte de MS recebe R$ 1,64 milhão
Esportes
Vídeo: Corinthians é recebido com protesto pela torcida no aeroporto
Esportes
Vídeo - Neymar é expulso por dar tapa em jogador que o chamou de "macaco"
Esportes
Projeto Amigos do Parque volta neste final de semana
Esportes
Moreninha lll ganhará pista de skate e quadra de areia
Esportes
Messi se reapresenta ao Barcelona após tentativa frustrada de saída
Esportes
São Paulo e Fluminense se enfrentam pelo Brasileirão neste domingo
Esportes
Brasileirão deste sábado tem Flamengo, Corinthians e Santos
Esportes
Goleiros titular e reserva do Flamengo testam positivo para covid

Mais Lidas

Polícia
Filha é arrastada por 50 metros pendurada em carro ao tentar defender a mãe do padrasto
Clima
Casacos leves podem ser úteis nesta segunda que terá miníma de 18°C
Oportunidade
Emprego: Veja as 1.043 mil vagas que a Funtrab oferta nesta segunda
Geral
MS aumenta rigor e autuações contra queimadas já superam ano de 2019