Foi anunciado nesta quarta-feira (22), durante um evento no Bioparque Pantanal, o lançamento do Profloresta, e o anuncio de plano de investimentos do Estado, que irá contar com o maior empreendimento de celulose do mundo na cidade de Inocência, na região Leste do Estado.
Serão investidos US$ 3 bilhões pela empresa chilena Arauco na construção da fábrica, que terá início das obras em 2024, com previsão de gerar produções ainda no primeiro trimestre de 2028.
Estiveram presentes no evento o governador Reinaldo Azambuja, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa, o desembargador André Oliveira, a ex-ministra e deputada federal Tereza Cristina, o prefeito Antonio Ângelo Garcia dos Santos, de Inocência e várias outras autoridades.
O secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familia (Semagro), falou sobre a importância das plantas de celulose para o Estado, que tornam Mato Grosso do Sul o estado “que mais exporta celulose do país”, e destaca que 27,5% da celulose brasileira vem do Estado.
Verruck revelou também que no início de julho ocorrerá uma audiência pública e que em setembro será feito a publicação do edital para a concessão da malha ferroviária oeste, que deverá ligar Corumbá até Santos.
Carlos Altimiras, o diretor presidente da Arauco do Brasil também esteve no evento, e detalhou mais sobre o empreendimento, apontando que a empresa trabalhou “para consolidar uma economia baseada em recursos renováveis”.
O prefeito de Inocência disse que “nossa princesinha, em pouco tempo, será rainha da costa leste”, e nomeou Tereza Cristina como a madrinha do projeto.

Reinaldo agradeceu a todos os envolvidos no projeto, e se disse emocionado por estar vivendo este momento tão importante para Mato Grosso do Sul, afirmando que “poucos estados tem uma oportunidade como esta”, e anunciou melhorias na BR-377, como melhores acessos na rodovia.
O governador ainda apontou que o investimento bilionário da empresa chilena deve trazer melhorias para a cidade, como acessos, estradas e pontes, além da ampliação de escolas, hospitais e programas sociais, além da criação de linhas de transportes para trabalhadores e até mesmo um aeroporto nas proximidades da planta.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Onça reaparece em residência onde tentou atacar cão em Corumbá

Morte de criança de 2 anos é investigada pela Polícia Civil em Dourados

Motociclista morre em colisão com carro após furar preferencial em Dourados

Mulher morre após marido não conseguir evitar colisão contra carreta em Três Lagoas

Morre em Aquidauana, mulher envolvida em acidente com empresário na BR-262

Paraguaios são resgatados de 'escravidão' em fazenda de Itaquiraí

Motorista morre em acidente entre caminhões na BR-163, em Bandeirantes

Mulher tem corpo incendiado em tentativa de feminicídio em fazenda no Pantanal

Suspeito tenta matar desafeto com tiro no pescoço e é preso em Fátima do Sul
