Vazou neste domingo um áudio de uma conversa entre um controlador de voo da torre do aeroporto de Congonhas (SP) e o piloto do avião Grand Caravan da Polícia Federal que transportou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a Curitiba.
Após as coordenadas pedidas pelo piloto para a decolagem, há uma resposta do controlador. Em seguida, após um chiado no áudio, surge uma voz citando a frase “Leva e não traz nunca mais”. Embora pareça ser a mesma voz do Controlador, a FAB nega que seja o mesmo.
O áudio é verdadeiro, confirmou a Força Aérea Brasileira à Coluna nesta tarde de domingo. Porém, a FAB crava que não foi o controlador quem citou a frase. Explica que, como o canal é aberto a outras aeronaves na pista e em voo no espaço aéreo local, pode ter vindo de outro piloto. No entanto, a regra é a pessoa se identificar, o que não aconteceu.
A nota oficial da FAB:
“A comunicação apresentada é verdadeira e ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave PR-AAC do aeroporto de Congonhas na noite de sábado (08/04).
Entretanto, podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo.
Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar, porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso”
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


O áudio é verdadeiro (Polícia Federal)



