Maio é o mês de início da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e por causa desta condição, a bandeira tarifária de energia deste mês é amarela o que representa custo de R$ 1,00 para cada 100 quilowatts-hora consumido. Embora a previsão hidrológica para o mês indique tendência de vazões próximas à média histórica, o patamar da produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas, o que eleva o risco hidrológico (GSF) e motiva o acionamento da bandeira amarela.
Conforme informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diante da perspectiva de que as afluências aos principais reservatórios fiquem perto da média, o preço esperado para a energia (PLD) deve permanecer próximo ao registrado nos últimos meses. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.
Com o anúncio da bandeira amarela é necessário intensificar as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Bolsonaro sofre operação da PF e terá que usar tornozeleira por ordem do STF

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/7/2025

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco vai até 30 de julho

TJMS rejeita apelação e confirma condenação de cabo da PMMS por deserção

Judiciário de MS estabelece normas para uso da IA e cria comitê de controle ético

TJMS aprova remoções, promoções e permutas de magistrados

Até a Coca-Cola? Trump pede alteração na receita da bebida nos E.U.A

TCE-MS manda suspender licitação de mais de R$ 4 milhões em Bela Vista

Jovens compositores já podem se inscrever para a 10ª edição do FESMORENA
