Menu
Menu
Busca quinta, 07 de agosto de 2025
Geral

“Calcinhaço”, grupo de mulheres protesta na Assembleia

Declaração do deputado Rinaldo Modesto foi mal recebida por grupo feminino

03 março 2020 - 11h16Joilson Francelino e Priscila Porangaba    atualizado em 03/03/2020 às 11h42

Dezenas de mulheres ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), na manhã desta terça-feira (3), contra o posicionamento do deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), que repudiou o fato de uma calcinha ter sido encontrada em frente a uma igreja durante as festividades do carnaval de Campo Grande, na região da Esplanada Ferroviária.

Com gritos de “mulheres unidas, jamais serão vencidas”, o “calcinhaço”, como foi convocado o evento nas redes sociais, foi marcado pela indignação das manifestantes que pedem para que os parlamentares se preocupem mais com políticas que beneficiem a população feminina. “Um deputado se incomodou com uma calcinha na calçada, ao invés de se incomodar com o alto índice de feminicídio, estupro, além da falta de uma secretária da mulher aqui no Estado. O deputado foi eleito para representar os direitos do povo aqui dentro da Casa de Leis”, disse uma das manifestantes, Natália Braga.

Para a atriz e produtora do Bloco Capivara Blasé, Ângela Montalvão, o protesto tem duas frentes principais. “Primeiro uma tentativa de uma narrativa pobre para demonizar o carnaval,  uma manifestação popular tão importante para a economia do país. Segundo que essa tentativa de demonizar o carnaval aconteceu por uma via extremamente machista. Foi pelo uso de uma calcinha num sentido pejorativo", explicou.

O deputado Rinaldo tentou usar a tribuna para explicar seu posicionamento, foi vaiado pelas manifestantes e a sessão foi suspensa. Logo em seguida, com a sessão retomada, o deputado petista, Pedro Kemp, falou sobre a importância do ato no mês que marca pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. “Não poderemos abrir o mês de março de uma forma tão expressiva e significativa de mulheres. Mês de reflexão e luta pela igualdade de direito entre homens e mulheres, além da violência contra as mulheres”, disse ao defender o manifesto e o carnaval.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Conselheiro Ronaldo Chadid está afastado da função pelo STJ - Foto: Departamento de Comunicação do TCE MS
Justiça
TJ nega recurso de conselheiro afastado do TCE-MS que reivindica salário de R$ 100 mil
 Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) -
Política
Carlão cobra saída de Rosana Leite e alerta: "Vamos esperar entrar no caos?"
Foto:
Interior
MP fiscaliza se atrativos de Bonito cumprem exigências legais de acessibilidade
Rofoldo Nogueira, Camila Jara e Nikolas Ferreira -
Política
Rodolfo Nogueira diz que Camila Jara deu murro em Nikolas Ferreira
Ministério Público Federal (MPF) -
Interior
Serviços de saúde destinados a indígenas em Corumbá passam por fiscalização do MPF
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena pode pagar R$ 3,5 milhões em sorteio nesta quinta-feira
Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul -
Saúde
MPF fixa prazo para que DSEI garanta atendimento de saúde à população indígena de Jardim
Foco de dengue
Interior
MP apura ações da prefeitura de Fátima do Sul no combate à dengue, zika e chikungunya
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 7/8/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 7/8/2025
Kelley ficou conhecida principalmente por seu papel na nona temporada da série "The Walking Dead", onde interpretou Addy
Geral
Morre aos 33 anos a atriz Kelley Mack, de "The Walking Dead"

Mais Lidas

Ministro Alexandre de Moraes
Política
Placar atualizado mostra posição dos senadores sobre impeachment de Moraes
A mobilização aconteceu durante o começo da tarde de hoje
Polícia
JD1TV: Não foi fuga! Surto psiquiátrico de detento mobiliza equipes em presídio do Noroeste
Frio chegará com força em MS e derrubará temperaturas
Clima
Lá vem ele de novo! Frio de 4°C volta para MS neste final de semana
Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia
Polícia
Adolescente autista é abandonado em rodoviária após ser retirado a força de ônibus em MS