Dados do 49º Boletim de Monitoramento Hidrológico da bacia do Rio Paraguai, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta quarta-feira (4), mostram que o nível está subindo em algumas regiões, influenciado pelas chuvas que chegaram na região do Pantanal.
Nas estações de Ladário (MS), Forte Coimbra - Corumbá (MS) e Porto Murtinho (MS) as cotas ainda estão abaixo do considerado normal para o período do ano.
De acordo com as informações do balanço, em Ladário, o nível do Rio subiu 32 cm nos últimos 14 dias e chegou à marca de 37 cm. A mediana histórica para essa data é de 1,35 m. No Forte Coimbra, no município de Corumbá, a variação foi de 10 cm e a cota registrada é de -98 cm, enquanto o esperado seria de 47 cm. Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai teve oscilações e está na cota de 1,23 m. A média para o período é de 2,77 m.
Mesmo com as chuvas de 56 mm esperadas para a próxima semana, o nível deve permanecer crítico nessas estações. “Considerando os anos mais críticos do histórico, como referência, é provável que Ladário se mantenha abaixo de 100 cm até a segunda quinzena de dezembro”, informa o boletim do SGB.
Próximos às nascentes, nas estações Barra do Bugres (MT) e Cáceres (MT), os níveis estão dentro da normalidade para a época do ano. A mesma situação ocorre nos rios Cuiabá, Aquidauana e Miranda, sendo que a situação do Rio Cuiabá é associada à regularização das vazões promovida pela operação da Usina Hidrelétrica Manso.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Suzano está com quatro processos seletivos abertos

Gol e aeronautas chegam a acordo de R$ 38 milhões após demissões em 2012

STJ atinge 1 milhão de habeas corpus e ministro aponta desvirtuamento do instituto

Vereador condenado por racismo queria acordo e tentou barrar julgamento no TJMS

Jardim terá 1º Festival Gastronômico com pratos inspirados em países da Rota Bioceânica

Justiça de MS permite que réus condenados por homicídio fiquem soltos, contrariando o STF

TJMS mantém condenação de Rafael Tavares por incitação ao racismo nas redes sociais

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 2/5/2025
