Menu
Menu
Busca sexta, 19 de dezembro de 2025
Financial Lançamento
Geral

Em expedição bioceânica, UEMS firmará cinco convênios internacionais

O percurso entre Mato Grosso do Sul até a região portuária do Chile será feito em 30 caminhonetes

25 agosto 2017 - 16h24Da redação com assessoria

Uma equipe da UEMS, liderada pelo reitor Fábio Edir dos Santos Costa, partiu na manhã desta sexta-feira (25.8) rumo aos portos do Chile, integrando a missão oficial que percorrerá o trajeto da Rila (Rota de Integração Latino-americana). O projeto terá impacto na economia de todo o país, encurtando em mais de 7 mil quilômetros o caminho para a exportação de produtos brasileiros para o oriente.

A equipe da UEMS, que além do reitor conta com o assessor de relações internacionais Ruberval Maciel e do coordenador do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território, Roberto Paixão, assinará convênios com cinco universidades estrategicamente localizadas ao longo da Rota. No Chile, os convênios serão firmados com a Universidade de Antofagasta e com a Universidade do Norte do Chile. Na Argentina, com a Universidades Nacional de Jujuy e Universidade Nacional de Salta. E, por fim, no Paraguai, o convênio será estabelecido com a Universidade Nacional de Assunción.

“Os convênios serão importantes não só para a UEMS, na medida em que abrirá possibilidades de intercâmbio e mobilidade para nossa comunidade acadêmica, mas também para a viabilização da Rota em si. Muitas das demandas, como estudos de viabilidade ambiental, social e turístico, entre outros, poderão ser atendidas a partir da atuação coordenada destas universidades”, diz o reitor Fábio Edir, destacando o fato da UEMS ter sido indicada coordenadora da Rede Universitária da Rila.

O percurso entre Mato Grosso do Sul até a região portuária do Chile será feito em 30 caminhonetes dotadas de moderno sistema de navegação e comunicação. Durante o evento de lançamento da Rila, realizado na noite da última quinta-feira (24.8), o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância desse projeto não só para o Centro-Oeste, mas para todo o Brasil.

“Abrir esse corredor é tornar os nossos produtos mais competitivos. Nos últimos anos sofremos um apagão de logística por um equívoco dos governos anteriores, e com essa rota vamos abrir as portas para melhorarmos a nossa competitividade”, afirmou Reinaldo Azambuja. O governador lembrou que a abertura desse caminho vai representar a criação de melhores condições não só para a exportação dos produtos primários, mas também os produtos industrializados.

As 30 caminhonetes que iniciam nesta sexta-feira a caravana, retornam no dia 3 de setembro. Nesse período, passarão por cidades do Paraguai, Argentina e Chile.

Reportar Erro
Energisa Michel Telo - Dez/25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entre os casos identificados, 247 foram de câncer de mama e 5 de câncer de próstata
Geral
Casa Rosa encerra ano com mais de 13 mil atendimentos de prevenção ao câncer em MS
Hospital de Câncer Alfredo Abrão
Geral
Hospital do Câncer realiza bazar com mais de 20 mil itens na próxima semana
Mundo Bita
Cidade
Mundo Bita marca a reta final da programação de Natal no Bosque dos Ipês
Foto: Daisy Daisy/Getty Images
Geral
Lei autoriza treinamento de manobra de Heimlich no pré-natal em MS
Foto: Imasul
Geral
Queimadas caem mais de 90% no Pantanal sul-mato-grossense
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/12/2025
Apresentação aconteceu em Porto Murtinho, em junho de 2023
Geral
Produtores de Munhoz e Mariano são multados por oferecer álcool a adolescente em show; assista
O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Riedel
Geral
Governo fecha 2025 com 88% das metas cumpridas e avanços em áreas estratégicas
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Política
Tribunal de Contas aponta que prefeita tem poder excessivo para definir gratificações salariais
Dinheiro /
Política
Após identificar falhas, TCE cobra transparência total da "folha secreta" em Campo Grande

Mais Lidas

Ônibus estão nas garagens sem funcionar com a greve
Cidade
Sem data para receber, motoristas devem estender greve para quinta na Capital
Mulher jogou a encomenda por cima do portão
Cidade
VÍDEO: 'Um absurdo', diz mulher ao ver entrega sendo jogada por cima do portão na Capital
Terminal -
Cidade
Funcionário paga a conta do transporte durante a greve? Entenda
Prefeitura pode ficar sem recursos para saúde após CMS reprovar relatório de Campo Grande
Saúde
Prefeitura pode ficar sem recursos para saúde após CMS reprovar relatório de Campo Grande