Menu
Menu
Busca sábado, 14 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Geral

Ketchup à base de acerola é premiado em Paris

Alunos de Universidade do Ceará adicionaram também beterraba e abóbora à receita

02 dezembro 2018 - 16h35Da redação com Agência Brasil

Imagine um molho denso, vermelho e levemente adocicado para saborear com seu sanduíche favorito ou batata frita. Agora, imagine esse molho com as mesmas características de um Ketchup normal, mas feito com frutas e legumes naturais e livre de aditivos químicos e corantes. Essa é a proposta do Natchup, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No lugar do tomate, são usadas a acerola, a beterraba e a abóbora, que são abundantes no Nordeste.

A professora Lucicléia Barros, chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, conta que a ideia nasceu em 2016, quando os estudantes de graduação Bárbara Denise, Carolinne Filizola e Thiago Tajra queriam desenvolver um produto saudável e funcional, rico em vitamina C e livre de defensivos agrícolas, como atividade da disciplina Aspectos Básicos do Processamento de Frutos Tropicais.

“Pensamos em fazer um molho parecido com o ketchup, que é muito popular principalmente entre os jovens, mas que fosse feito a partir de um fruto e tivesse as mesmas características sensoriais. De imediato, a acerola foi a primeira cotada por ser antioxidante e rica em vitamina C. A abóbora entrou no sentido de dar a consistência do produto e por ser rica em fibras. Ficou faltando a cor e chegamos à beterraba pelo potencial corante e por também ser rica em antioxidantes.”

A ideia virou projeto de pesquisa a partir de uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e passou por 21 formulações para resultar no produto atual. Os três estudantes se formaram, mas a pesquisa continuou com outros professores e estudantes da UFC.

Prêmio internacional

O Natchup é um dos dois alimentos brasileiros que receberam o selo Innovation Sial 2018, concedido em outubro durante o Salão Internacional de Alimentação (Sial), realizado em Paris, e será comercializado pela empresa cearense Frutã durante cinco anos, conforme parceria estabelecida com a universidade. Parte dos recursos arrecadados com a venda do Natchup será revertida para a UFC e para entidades sociais.

A aliança entre a universidade e a empresa aconteceu no início da pesquisa. “Quando provei o molho, pensei: ‘esse produto vai estourar no mundo’. Ele é à base de acerola, que pode ser cultivada toda de forma orgânica, com menos da metade do açúcar e sódio presentes no ketchup. Ou seja, é um produto para consumir sem culpa e, além de tudo, é muito gostoso”, aposta Ana Patrícia Diógenes, sócia-diretora da Frutã, que aconselha ainda que outras empresas façam parcerias com instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de produtos inovadores.

O Natchup fará parte do portfólio da empresa, que comercializa seus produtos para parte do Brasil e Alemanha, Bélgica, Portugal, Espanha, França e EUA. Segundo Ana Patrícia, durante o salão de alimentação em Paris, dez países já encomendaram o Natchup. O molho já está à venda online e deverá ser disponibilizado nos supermercados a partir do início de 2019.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo José Senna
Geral
Secretário de MS explica sobre sistema de alarmes e abrigo de Hotel em Israel; vídeo
Foto: Divulgação
Geral
Vai viajar? Programação de obras da Way-306 prevê pontos de interdição; confira
Imagem mostra o momento em que os mísseis do Irã atingem a capital de Israel, Tel Aviv
Internacional
Senado articula envio de avião da FAB para repatriar brasileiros em Israel; três são de MS
Paulo André assume namoro com mãe de seu filho no Dia dos Namorados
Geral
Paulo André assume namoro com mãe de seu filho no Dia dos Namorados
Pedágios da BR-163 em MS terão reajuste a partir deste sábado
Geral
Pedágios da BR-163 em MS terão reajuste a partir deste sábado
Sexta-feira 13: Gatos pretos ainda enfrentam preconceito e violência
Geral
Sexta-feira 13: Gatos pretos ainda enfrentam preconceito e violência
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Justiça
TJ mantém prisão de motorista acusado de provocar acidente que matou família na BR-060
Viatura Polícia Militar
Polícia
Cabo da PMMS que facilitou contrabando mediante propina deve ser excluído, decide TJ
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mas de novo? Mega-Sena passa em branco e prêmio chega a R$ 100 milhões
Comitiva de MS está em segurança em Israel e aguarda retorno ao Brasil
Geral
Comitiva de MS está em segurança em Israel e aguarda retorno ao Brasil

Mais Lidas

Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
Indivíduos foram presos pela DHPP
Polícia
Assassinos de Moraci são presos quatro meses após execução nas Moreninhas
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande
Justiça
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Polícia
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS