O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha para ficar responsáveis pelo acompanhamento do vazamento de óleo no litoral brasileiro, informou que manchas de óleo voltaram a aparecer entre a noite de domingo (29) e a manhã dessa segunda-feira (30) em praias do Ceará, região nordeste do país.
Segundo o GAA, foram encontrados resíduos na praia de Caetanos de Cima, município de Amontada, e na praia de Apiques, em Itapipoca, ambas no litoral oeste do estado.
Desde o mês de outubro não eram registradas ocorrências de manchas no Ceará. De acordo com o grupo da Marinha, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Petróleo (ANP), amostras do material estão sendo enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) para identificar se é o mesmo óleo ou algum novo vazamento.
Em nota, o grupo informou do recolhimento para estudo. "Participam do recolhimento dos vestígios de óleo militares da Marinha do Brasil, membros do Ibama, da Defesa Civil e voluntários, sob coordenação do GAA. Mais militares estão sendo mobilizados para limpeza das áreas não habitadas das praias", comunicou.
Em recente levantamento do Ibama, foi evidenciado que o óleo atingiu 980 pontos, em todos os nove estados do Nordeste, além de atingir praias nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Athayde Nery assume cargo na Casa Civil

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado


Manchas econtradas nas praias da região nordeste do país (Reprodução/Governo de Sergipe)



