Menu
Menu
Busca sexta, 11 de julho de 2025
Geral

Reativação de ferrovias e modernização de modais são prioridades para MS

O secretário, Jaime Verruck, destacou que a construção a partir do diagnóstico local "é fundamental"

04 junho 2025 - 13h23Sarah Chaves

Durante o 9º Encontro Regional do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050 promovido pelo Ministério dos Transportes, em Campo Grande, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck detalhou as prioridades do Governo para avançar em logística com competitividade.

O encontro integra o planejamento de longo prazo do Governo Federal para a infraestrutura de transportes no Brasil.  Entre os destaques apontados pelo secretário para MS está a retomada do transporte ferroviário, melhoria das rodovias, incremento do envio de mercadorias por hidrovia e ampliação e revitalização dos aeroportos.

O secretário Jaime Verruck destacou ainda quais os gargalos logísticos de Mato Grosso do Sul.
"O Governo tem priorizado como gargalo a questão da ferrovia. Nós entendemos que essa é uma prioridade, porque o Governo entendeu que as rodovias nós temos dois projetos já em avanço. Então o Estado hoje o ponto principal de gargalo é a questão ferroviária e o segundo que vai ser uma parte da solução é a Rota Bioceânica", salientou.

Durante a programação, estão sendo debatidos gargalos e potenciais de corredores estratégicos da malha de transportes, com foco especial em Mato Grosso do Sul, estado que ocupa posição de destaque no agronegócio brasileiro e depende de um sistema logístico eficiente para manter sua competitividade nos mercados interno e externo.

"Aqui é um evento do Centro-Oeste para identificar quais são os grandes gargalos do sistema logístico visando obviamente o crescimento do país. Quando trazemos isso para Mato Grosso do Sul, consideramos que após a reforma tributária, a logística ela toma um papel ainda mais relevante, nós temos que ter competitividade", pontuou o secretário Jaime Verruck.

Sobre ampliar a competitividade, o secretário lembra que a meta está atrelada a uma redução de custo. "Hoje todo esse modal está concentrado especificamente em caminhão. Quando você cria a intermodalidade a ideia é que você tenha um custo de frete menor para levar os seus produtos para qualquer lugar do mundo. Mato Grosso do Sul é efetivamente exportador. E a outra questão é o tempo. Quando você tem o sistema logístico adequado, o tráfego flui melhor. Então a questão do tempo é fundamental. Quando se olha o sistema logístico a gente tem que investir para reduzir custo e diminuir o tempo de levar os produtos até os consumidores ou até os outros países", ressaltou.

Para o secretário, a discussão do PNL com o Governo federal é fundamental porque aproxima o setor da realidade local. "O fato do Governo Federal vir aqui fazer essa discussão com o setor privado, com o setor público mostra exatamente que a gente tem condições de apresentar quais são os gargalos do Estado. Então a construção a partir do diagnóstico local é fundamental", finalizou.

A abertura contou com a participação do diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Valente,  a subsecretária substituta do Ministério dos Transportes, Larissa Spinola, do presidente da Setlog/MS, Cláudio Cavol, e do assessor de logística da Semadesc, Lúcio Lagemann.

A metodologia do PNL 2050 deve subsidiar a definição de metas e estratégias para a transformação da infraestrutura nacional até 2050.
 

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Márcia Sensitiva revela se 3ª Guerra Mundial e reeleição de Lula vão acontecer; confira
Geral
Márcia Sensitiva revela se 3ª Guerra Mundial e reeleição de Lula vão acontecer; confira
"Sem querer": Marido de Sasha posta foto da bunda e apaga em seguida; veja a imagem
Geral
"Sem querer": Marido de Sasha posta foto da bunda e apaga em seguida; veja a imagem
Camila Queiroz chegam em Copacabana para o show da cantora Mandonna
Geral
Camila Queiroz e Klebber Toledo anunciam primeira gravidez
'Eterno Gabriel': Família doa órgãos de adolescente que morreu após acidente de moto em MS
Geral
'Eterno Gabriel': Família doa órgãos de adolescente que morreu após acidente de moto em MS
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
Juiz manda estudante a júri popular e marca data de julgamento por morte de corredora
Viatura Polícia Militar
Justiça
Sargento da PMMS é condenado por não atender ocorrência de perturbação do sossego
Documento foi assinado pelo superintendente da SPU no estado, Tiago Botelho
Geral
Terra da União passará ao Incra e será destinada a assentamentos em Porto Murtinho
Governador Eduardo Riedel
Geral
Com tarifa que atinge empresários do MS, Riedel defende negociação diplomática com E.U.A
Prefeita Adriane Lopes
Geral
Ajustes de servidores municipais dependerá do desempenho de plano de cortes da prefeitura
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta -
Política
Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
A pequena morreu na manhã de hoje
Polícia
Bebê que morreu ao ser estuprada pelo pai sofria maus-tratos: 'infestação de piolhos e larvas'
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe cadeirante vê bandidos atirarem na cabeça do filho que estava dentro do caixão
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol