Depois e passar por momentos de dor e aflição originadas pelas queimadas no Pantanal e ser tratada no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande, a onça-pintada Miranda, foi capturada em imagens do dia 21 de junho com um filhote.
As imagens são das armadilhas fotográficas do projeto Onçafari e instituições parceiras como o Imasul. Miranda é monitorada desde sua soltura com auxílio de um colar de rastreamento GPS/VHF, que já havia identificado um padrão de toca na região onde ela vive.
Reabilitação
Miranda foi encontrada com queimadas nas patas, provocadas por incêndios no Pantanal em 15 de agosto de 2024, abrigada em uma manilha às margens de uma estrada no município de Miranda. Ela foi salva por uma força-tarefa composta por equipes do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Gretap, Ibama e PMA (Polícia Militar Ambiental).
A reabilitação no Hospital Veterinário Ayty durou 43 dias e incluiu curativos tópicos com pomadas cicatrizantes, sessões de ozonioterapia e dieta reforçada, com até 5 kg de carne por dia.
Após a última bateria de exames, no dia 27 de setembro Miranda foi solta em uma área com condições ideais para sua readaptação ao ambiente natural, em um refúgio ecológico na cidade de Miranda.
“O caso de Miranda é uma prova concreta de que, com conhecimento técnico e parcerias sólidas, conseguimos transformar situações de vulnerabilidade em histórias de sucesso. Acompanhamos com orgulho sua adaptação e, agora, com o nascimento do filhote, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da biodiversidade do Pantanal”, destacou o diretor-presidente do Imasul, André Borges.
“A jornada de Miranda agora inspira ainda mais: não só sobreviveu aos incêndios, como se tornou mãe na natureza. Sua história reforça a importância de políticas públicas e iniciativas que garantem suporte a animais silvestres atingidos por desastres ambientais e ações humanas. É um lembrete poderoso da capacidade de regeneração da vida quando há apoio e proteção adequada, incluída Aline Duarte, gestora do CRAS.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas


Fotos: Saul Schramm e Onçafari 



