Será oferecido neste feriadão, de 28 de abril a 1º de maio, o teste rápido de Hepatite C no trailer instalado na Praça Ary Coelho e no CRS Tiradentes. Pacientes com mais de 40 anos que tomarem a vacina contra a gripe nesta Campanha de Vacinação poderão fazer o teste rápido. O objetivo é diagnosticar a doença e havendo casos confirmados, encaminhar para tratamento.
Os testes estarão disponíveis na Praça Ary Coelho no sábado (28), segunda (30) e terça-feira (1º de maio). Já no CRS Tiradentes, que também estará aberto vacinando sem intervalo para almoço nos quatro dias de feriado prolongado, a testagem ocorrerá no domingo (29).
A equipe do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande espera testar 3 mil pessoas. Campo Grande foi escolhido com mais seis cidades brasileiras para participar do projeto piloto da pesquisa que tem por objetivo oferecer uma janela de oportunidade por meio de um método rápido e simples de diagnosticar a Hepatite C.
A doença
A Hepatite C é uma doença silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas, podendo evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Ela é causada pelo vírus C (HCV) e assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue.
Entre as causas de transmissão estão: transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara); e, sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).
A transmissão sexual do HCV entre parceiros heterossexuais é muito pouco frequente, principalmente nos casais monogâmicos; sendo assim, a hepatite C não é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Porém, entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e na presença da infecção pelo HIV, a via sexual deve ser considerada para a transmissão do HCV.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas







