O governo da Califórnia, um dos estados mais populosos dos Estados Unidos, entrou em embate com o novo presidente do país, Donald Trump, e agora expressou na última semana o desejo de se tornar um país independente.
Historicamente um estado onde a maioria da população é eleitora do Partido Democrata, essa não é a primeira vez que o governo da região entra em conflito com Trump, e já havia tentado um movimento separatista durante a primeira eleição do novo presidente.
Além do conflito com o Partido Republicano, os recentes incêndios na Califórnia se tornaram um ponto de tensão entre o estado e o governo Trump.
O início de consultas com a população do estado foi liberada pela secretária de Estado da Califórnia, Shirley N. Weber, após anuncio da medida na última quinta-feira (23).
Para que a medida possa ser considerada, a proposta deve receber 546.651 assinaturas de eleitores do estado até julho deste ano, e caso receba o apoio da população, a independência da Califórnia seja colocada em votação nas eleições de 2028.
Caso receba apoio, uma cédula de votação deve ser inserida no pleito com a pergunta “A Califórnia deve deixar os Estados Unidos e se tornar um país livre e independente?”.
Segundo a secretária, é necessário que a sugestão tenha coro eleitoral de 50% dos eleitores, e 55% de votos favoráveis para que a independência da Califórnia se torne realidade.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

CNJ define prazo para tribunais integrarem novos serviços ao portal Jus.br

Reino Unido traça plano para enviar suprimentos a Gaza e retirar crianças do local

Musk mandou Starlink desligar internet durante operação da Ucrânia contra Rússia em 2022

Estudantes morrem após desabamento do telhado de escola na Índia

Senadores norte-americanos classificam tarifas de Trump ao Brasil como 'abuso de poder'

Homem morre após confrontar policiais com faca em Campo Grande

Médico se declara culpado por morte de Matthew Perry, de Friends

Homem será indenizado em R$ 70 mil após ser flagrado nu pelo carro do Google Maps

JD1TV: Avião russo cai com 48 pessoas a bordo e não deixa sobreviventes
