O governo da Califórnia, um dos estados mais populosos dos Estados Unidos, entrou em embate com o novo presidente do país, Donald Trump, e agora expressou na última semana o desejo de se tornar um país independente.
Historicamente um estado onde a maioria da população é eleitora do Partido Democrata, essa não é a primeira vez que o governo da região entra em conflito com Trump, e já havia tentado um movimento separatista durante a primeira eleição do novo presidente.
Além do conflito com o Partido Republicano, os recentes incêndios na Califórnia se tornaram um ponto de tensão entre o estado e o governo Trump.
O início de consultas com a população do estado foi liberada pela secretária de Estado da Califórnia, Shirley N. Weber, após anuncio da medida na última quinta-feira (23).
Para que a medida possa ser considerada, a proposta deve receber 546.651 assinaturas de eleitores do estado até julho deste ano, e caso receba o apoio da população, a independência da Califórnia seja colocada em votação nas eleições de 2028.
Caso receba apoio, uma cédula de votação deve ser inserida no pleito com a pergunta “A Califórnia deve deixar os Estados Unidos e se tornar um país livre e independente?”.
Segundo a secretária, é necessário que a sugestão tenha coro eleitoral de 50% dos eleitores, e 55% de votos favoráveis para que a independência da Califórnia se torne realidade.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista

JD1TV: Menina é 'jogada' de brinquedo em parque de diversões e socorrida em estado grave

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Trump anunciará 'tarifaço' global

Val Kilmer, ator de 'Batman' e 'Top Gun', morre de pneumonia aos 65 anos

Com mais de 1.000 mortos após terremoto em Mianmar, países enviam ajuda

Elon Musk vende X por US$ 33 bilhões para sua própria empresa de inteligência artificial

JD1TV: Terremoto na Ásia deixa mais de 140 mortos e 732 feridos

JD1TV: Pikachu foge da polícia durante protesto na Turquia e viraliza na internet
