Menu
Menu
Busca quinta, 12 de março de 2026
Internacional

Incêncios deixam 4 mortos na Austrália

Ventos fortes e altas temperaturas dificultam o combate às chamas

22 dezembro 2019 - 08h23Marya Eduarda Lobo, com informações da Agência Brasil    atualizado em 22/12/2019 às 09h35

Os graves incêndios na Austrália continuam, neste sábado (21), quando o país enfrenta altas temperaturas perto de 47 graus Celsius e ventos fortes que podem agravar as centenas de incêndios que já causaram quatro mortes nas últimas 48 horas.

A periferia de Sydney, a maior cidade do país, concentrou grande parte dos esforços dos bombeiros, pois ventos fortes, que devem atingir 80 quilômetros por hora, dificultam a contenção e a extinção das chamas. As autoridades declararam a área e seus arredores em condições catastróficas, o nível mais alto de alerta de incêndio na Austrália.

O comissário do Serviço de Bombeiros Rurais do estado de New South Wales, Shane Fitzsimmons, explicou que na área há pelo menos uma pessoa desaparecida e várias propriedades foram queimadas, alertando que "ainda temos a noite pela frente".

Em New South Wales, em estado de emergência pelo sétimo dia, cerca de 2.500 bombeiros enfrentam 118 foco, dos quais mais da metade estão fora de controle e outros em expansão por mais de um mês. No incêndio em Green Wattle Creek, cerca de 160 quilômetros a sudoeste de Sydney, na última quinta-feira (19) dois bombeiros morreram e três ficaram feridos.

O fogo é alimentado pela onda de calor que afeta grande parte do país, onde esta semana o recorde nacional de temperatura média foi quebrado duas vezes, que subiu para 41,9 graus na quarta-feira (18), muito acima da marca anterior de 40,3 graus, correspondente a 2013, segundo dados do Australian Meteorology Office.

"Os incêndios não serão controlados até que tenhamos uma chuva decente", alertou Fitzsimmons, o que significa que pode haver meses de incêndios, já que a crise começou antes do verão do sul, começa neste sábado (21), uma estação de altas temperaturas e escassez de água.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mortos na Operação Contenção / PMERJ E PCRJ -
Justiça
Audiência de direitos humanos discute operação policial no Rio que terminou com 122 mortos
O ditador Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte
Internacional
Coreia do Norte reconhece novo líder do Irã e critica "atos de agressão" dos E.U.A
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Internacional
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
PCC e CV atuam em diversos estados brasileiros
Internacional
PCC e Comando Vermelho serão classificados como 'organizações terroristas' pelos EUA
Foto: EFE/EPA/Abedin Taherkenareh
Internacional
Irã define novo líder supremo após morte de Ali Khamenei
Foto: Anadolu/Reuters
Internacional
Irã denuncia mortes de civis e diz que mais de 1,3 mil morreram em conflito com EUA e Israel
Bombardeio em vários locais do Oriente Médio
Internacional
Hezbollah no Líbano volta à guerra e conflito escala no Oriente Médio
Papa Leão XIV
Internacional
Papa pede diplomacia e fim da espiral de violência no Oriente Médio
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Internacional
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Bombardeio atingiu Irã
Internacional
Itamaraty desaconselha viagens a 11 países após ataque ao Irã

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Carro e moto também foram apreendidos  Foto: Divulgação
Polícia
Força Tática desmantela esquema de 'disk drogas' em Campo Grande e prende três
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Internacional
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande