Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Internacional

Ministros destacam importância do acordo Mercosul-UE

Acordo abre perspectivas para o setor privado e investidores, diz Ernesto Araújo

29 julho 2019 - 18h21Rauster Campitelli, com informações da Agência Brasil

A importância do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, concluído no dia 28 de junho para o setor privado dos dois blocos, ganhou destaque na fala do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, nesta segunda-feira (29).

No Palácio Itamaraty, Ernesto Araújo frisou, em declaração à imprensa, que o acordo abre perspectivas “excelentes” para o setor privado e investidores e permitirá às empresas dos países dos dois blocos “se posicionarem melhor nas cadeias globais de valor”. O tratado deverá ser aprovado pelos parlamentos dos países do Mercosul e da União Europeia antes de entrar em vigor.

Jean-Yves Le Drian trouxe uma mensagem do presidente francês, Emmanuel Macron, ao governo brasileiro, sobre a importância de um diálogo bilateral direto e transparente sobre todos os temas de interesse comum.

“Há um potencial econômico importante que este acordo representa para nossas empresas. Ao mesmo tempo, devemos tomar o tempo de realizar, por nossa parte, uma avaliação nacional completa, independente e transparente deste acordo que permitirá, assim, determinar a posição das autoridades francesas”, disse Jean-Yves.

O chanceler francês destacou que há três elementos importantes que serão levados em conta pelo país antes de ratificar o documento: a implementação do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o respeito às normas ambientais e sanitárias francesas e a proteção de áreas sensíveis da economia francesa por meio de salvaguardas.

Os ministros informaram que os países concordaram em estabelecer um grupo de trabalho para trocar de maneira sistemática informações sobre os compromissos do Acordo de Paris, além de temas como biodiversidade, desmatamento e preservação ambiental.

Os países assinaram acordo de cooperação entre a Agência Francesa de Desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal, que vai priorizar o apoio a projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, mobilidade urbana e iluminação pública em municípios brasileiros.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca
Internacional
Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Agora, mais de 50,6 mil famílias devem ser beneficiadas
Geral
Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social
Governador Eduardo Riedel (PP)
Política
CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel
Benjamin Netanyahu em Jerusalém
Internacional
Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel
Passagem de ciclone deixa rastro de destruição na Tailândia
Internacional
Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia
Donald Trump, presidente dos EUA
Internacional
Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela
Soldado é socorrido após ser baleado perto da Casa Branca
Internacional
Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA
Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro -
Política
Eduardo Bolsonaro vira réu no STF por coagir ministros; Defensoria Pública assume defesa

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG