Duas pessoas morreram, nesta terça-feira (15), após um míssil desgovernado cair em uma fazenda na Polônia, próxima da fronteira com a Ucrânia. Vários veículos de imprensa poloneses noticiaram que os míssil foi lançado pela Rússia e errou o alvo, no entanto, a teoria mais aceita é que eles fazem parte do sistema antimísseis da Ucrânia e caíram no local por engano.
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, comentou nesta quarta-feira (16) que as mortes ocorreram por conta de um “infeliz acidente”, e descarta que “tenha sido um ataque intencional” contra o país.
Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou que era pouco provável que o míssil tivesse sido disparado pela Rússia, fortalecendo a teoria que o projetil, que caiu no vilarejo de Przewodów, que fica a apenas seis quilômetros da fronteira com a Ucrânia, tenha ido parar no local por um erro no sistema antimísseis do país.
A declaração dos dois presidentes surge como um apaziguador entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia, já que a Polônia faz parte dela. Caso o ataque tivesse sido feito pela Rússia, isso abriria brecha para que outros países membros da Otan também realizassem outros ataques em território russo.
Apesar disso, um dos principais assessores do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky rebateu o comentário do presidente norte-americano.
“Apenas a Rússia é responsável pela guerra na Ucrânia e pelos massivos ataques com mísseis. Apenas a Rússia está por trás dos riscos crescentes para os países fronteiriços. Não há necessidade de procurar desculpas e adiar decisões importantes”, comentou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Presidente do Equador propõe reforma constitucional pela castração química

Avião da Air India sofreu cortes no motor segundos antes de cair

Rússia lança drones e mísseis e mata dois no Oeste da Ucrânia

União Europeia analisa "contramedidas proporcionais" às tarifas de Trump

Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação

Homem descobre câncer após atribuir enxaquecas ao estresse da rotina

Duas pessoas morrem em ataque de mísseis da Rússia contra Kiev

Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros; veja nota enviada a Lula

Planeta registrou em junho a 3ª temperatura mais quente da história
