A American Heart Association (AHA), referência mundial em primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP), atualizou em outubro suas diretrizes oficiais de atendimento em emergências cardiovasculares e casos de engasgo. A principal mudança está na ordem das manobras de desobstrução das vias aéreas: agora, recomenda-se aplicar pancadas nas costas antes das compressões abdominais, conhecidas como manobra de Heimlich.
Para bebês menores de um ano, o novo protocolo orienta alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, com a base da mão, até que o corpo estranho seja expelido ou o bebê perca a consciência.
A AHA reforça que a manobra só deve ser iniciada se o bebê realmente estiver engasgado, apresentando sinais como dificuldade para respirar, choro ausente ou mudança de cor.
Em crianças maiores e adultos, a sequência também muda: deve-se dar cinco pancadas firmes nas costas, entre as escápulas, e, se o objeto não sair, realizar cinco compressões abdominais, alternando os dois movimentos até o sucesso da manobra ou até que a vítima desmaie.
Se houver perda de consciência, deve-se iniciar a reanimação cardiopulmonar (RCP) imediatamente, com compressões no ritmo de 100 a 120 por minuto.
O médico Ashish Panchal, presidente voluntário do Comitê Científico de Cuidados Cardiovasculares de Emergência da AHA, destacou a importância da capacitação da população:
“A RCP de alta qualidade salva vidas. Incentivamos todos a fazerem cursos de primeiros socorros e RCP para estarem preparados diante de emergências”, afirmou.
As novas diretrizes serão publicadas simultaneamente nos periódicos Circulation, da AHA, e Pediatrics, da American Academy of Pediatrics.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Divulgação (Foto: American Heart Association/Divulgação)




