Menu
Menu
Busca sábado, 07 de março de 2026
Justiça

Ataque a facadas que tirou a vida de Devanir na Capital termina com absolvição

Jurados decidiram, por maioria, absolver o réu Carlos Roberto Silva Strogueia, que já respondia às acusações em liberdade. O Ministério Público pode recorrer

24 outubro 2025 - 18h20Vinícius Santos

Os cidadãos que compuseram o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri em Campo Grande decidiram, nesta sexta-feira (24), absolver por maioria Carlos Roberto Silva Strogueia, de 27 anos, acusado de matar Devanir Paltanin, de 46 anos, com golpes de faca na madrugada de 24 de março de 2022. 

O acusado respondia às acusações em liberdade e foi submetido ao julgamento popular, durante o qual o promotor de Justiça Guilermo Timm Rocha requereu a condenação pelo homicídio, com as qualificadoras de motivo torpe e meio cruel.

A defesa, representada pelo defensor público Rodrigo Antonio Stochiero Silva, sustentou diversas teses: legítima defesa por excesso exculpante; inexigibilidade de conduta diversa e clemência; privilégio, sob domínio de violenta emoção, imediatamente após a injusta provocação da vítima, consistente na revelação de que a vítima era portadora do HIV; afastamento das qualificadoras; e excesso culposo (erro de cálculo). 

O Conselho de Sentença acolheu uma das teses da defesa e absolveu o acusado com votação de 4 a 2, dando prevalência à tese defendida pelo defensor. Seguindo a soberania do júri, o juiz Aluizio Pereira dos Santos proferiu a sentença afirmando que, observando a decisão do Conselho de Sentença, julga-se improcedente a pretensão penal deduzida pelo Ministério Público Estadual para absolver Carlos Roberto Silva Strogueia.

Apelação - Contra a decisão, cabe recurso por parte do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que poderá alegar que a absolvição contraria as provas produzidas na fase investigativa policial e judicial. 

Chocante - O crime, que chocou a cidade, envolveu um relacionamento homoafetivo entre a vítima e o acusado. Segundo informações do MPMS, Devanir foi atacado na casa de Strogueia após consumo de drogas e relações sexuais entre os dois. 

Conforme a denúncia, Strogueia acordou a vítima, acusando-a de ter uma doença sexualmente transmissível e de ter mantido relação sem preservativo. O desentendimento evoluiu para uma luta corporal, durante a qual o acusado desferiu múltiplos golpes de faca, causando a morte de Devanir por esgorjamento. 

Carlos Roberto Silva Strogueia admitiu o crime em depoimentos prestados à Polícia Civil e ao Judiciário. Apesar da confissão, o julgamento terminou com a absolvição do acusado pelo Tribunal do Júri, decisão que segue a soberania dos jurados.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Justiça
Justiça condena mulher por injúria racial após recurso do MP em Mundo Novo
Investigação apura suspeita de falhas em maternidade responsável por 60% dos partos na Capital
Justiça
Investigação apura suspeita de falhas em maternidade responsável por 60% dos partos na Capital
Polícia Civil de São Paulo  -  PCSP/Divulgação
Polícia
Operação mira agentes da Polícia Civil que blindavam criminosos em delegacias de SP
Juíza Katy Braun do Prado - Foto: Luciana Nassar
Justiça
Corte de gastos de Adriane Lopes compromete acolhimento de menores, aponta juíza
Crime em novembro de 2021 - Foto: Reprodução
Justiça
Homem que matou rival a facadas é julgado nesta sexta em Campo Grande
Porsche Cayenne S de Arthur Torres Rodrigues Navarro
Justiça
Justiça obriga pai e filho a pagar pensão a família de motoentregador morto em acidente
Réu praticou crimes por quatro anos
Justiça
Homem é condenado por estupro reiterado contra criança por quatro anos em Ladário
Celas de um presídio
Justiça
Homem é condenado a mais de 17 anos de prisão por estupro contra criança em Corumbá
Ministro André Mendonça e Paulo Gonet - Arte: JD1
Justiça
Ministro André Mendonça dá 'ralo' na PGR após órgão ignorar urgência na prisão de Vorcaro
Ministro Flávio Dino - Foto: Rosinei Coutinho/STF
Polícia
PF aponta corrupção na saúde de Macapá e ministro do STF afasta prefeito

Mais Lidas

A pequena faleceu durante a tarde de ontem (4)
Polícia
Criança que morreu em UPA pode ter participado do 'desafio do desodorante' em Campo Grande
UPA Universitário, onde aconteceu o caso
Polícia
Menina de 9 anos morre em UPA de Campo Grande
Fachada UPA
Saúde
Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs
Marcas de tiros no portão da residência
Polícia
Portão de residência é atingido por mais de 30 disparos em Campo Grande