O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) se destacou no Mês Nacional do Júri 2023, liderando o ranking nacional com 494 júris realizados em novembro do ano passado. Isso representa 92% das sessões designadas, evidenciando a efetividade do Judiciário sul-mato-grossense, sob a gestão do Desembargador Sérgio Fernandes Martins.
Proporcionalmente ao total do acervo, os juízes do MS competentes para o Tribunal do Júri pautaram 24,9% dos processos.
Em todo o país, novembro de 2023 registrou o maior percentual de condenações por crimes praticados contra a vida desde 2017, durante o Mês Nacional do Júri. Esse programa, iniciado como Semana Nacional do Júri em 2014 e expandido para todo o mês de novembro a partir de 2017, prioriza o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
Na última edição, os tribunais foram orientados a dar preferência aos julgamentos de processos relativos a feminicídios, homicídios envolvendo policiais (em serviço ou não), crimes dolosos contra menores de 14 anos e processos que aguardam segundo julgamento.
O objetivo do Mês Nacional do Júri é impulsionar o julgamento de crimes dolosos contra a vida e identificar as dificuldades operacionais enfrentadas pelos tribunais. Esse esforço concentrado anual foi instituído pela Portaria CNJ n. 69/2017.
De acordo com dados do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 1980 o Brasil registrou cerca de 14 mil homicídios. Atualmente, esse número ultrapassa 60 mil mortes intencionais por ano. O aumento no número de julgamentos de casos de homicídio e a celeridade nesses julgamentos são ferramentas essenciais para a prevenção, repressão à criminalidade e pacificação social.
Confira o relatório na integra.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco


Desembargador Sérgio Fernandes Martins (Foto: Sarah Chaves/JD1)



