As iniciativas em tecnologia, gestão e metodologias aplicadas ao ecossistema de justiça implementadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) foram reconhecidas no Prêmio Inovação J.Ex – Edição 2025. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira (24), em Brasília (DF).
Na categoria Liderança Exponencial, o presidente do TJMS, Desembargador Dorival Renato Pavan, foi selecionado entre os quatro finalistas da subcategoria Tribunais Estaduais e Militares.
A inclusão entre os finalistas passou por um rigoroso controle acadêmico que analisou individualmente todos os tribunais de justiça estaduais e militares do país, contando com avaliações da USP, FGV, FIA e outros órgãos de controle e análise da gestão pública. O TJMS foi destacado como um dos quatro tribunais de maior destaque no Brasil.
A indicação do desembargador Pavan decorre de sua atuação voltada ao fortalecimento institucional, principalmente junto aos juízos de primeiro grau, e ao incentivo contínuo de ações inovadoras.
Entre as iniciativas reconhecidas estão: a introdução do sistema de gestão de processos eproc; a substituição do sistema de controle de documentos e processos administrativos (SCDPA) pelo moderno SEI – Sistema Eletrônico de Informações; a criação do Núcleo de Acolhimento para prevenção ao assédio e à discriminação; a implantação da Política de Integridade do Poder Judiciário; e a instalação de novas varas cíveis e criminais na justiça de primeiro grau.
Outras ações incluídas na avaliação do prêmio foram: a regulamentação da intimação eletrônica via WhatsApp e chamadas de vídeo nas medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha; a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da Rede de Controle da Gestão Pública (RCGP) de MS; a criação de um canal exclusivo para denúncias de racismo e discriminação; o Termo de Cooperação Técnica firmado com a SPU/MS, Agehab e DPU para agilizar a regularização fundiária urbana em áreas da União; a ampliação da atuação do Natjus na saúde suplementar; e ações de inclusão e valorização da dignidade da mulher em situação de vulnerabilidade.
Além disso, o TJMS destacou-se por parcerias com UFMS, Ejud-MS e FAPEC, voltadas ao desenvolvimento tecnológico e soluções em Inteligência Artificial, sempre com foco na modernização dos serviços judiciais oferecidos à sociedade.
Sobre a premiação, o desembargador Pavan afirmou, “a inovação é um caminho permanente, construído com o trabalho sério de magistrados, servidores e colaboradores que acreditam na transformação institucional”.
O Tribunal também teve destaque na categoria Inovação na Gestão, com o juiz Luciano Beladelli, premiado pelo projeto DERP – Desenvolvendo Pessoas, Entregando Resultados, Respeitando e Protegendo Pessoas, implementado no Fórum da comarca de Anastácio.
Na competição, Beladelli concorreu com outros 11 finalistas e conquistou a 3ª colocação, sendo reconhecido pelo impacto social, pela possibilidade de replicação e pela contribuição ao aprimoramento da gestão judiciária.
O magistrado comentou sobre o reconhecimento. “De um reconhecimento de âmbito nacional, em um certame que contou com mais de 600 projetos inscritos. Nosso trabalho na comarca de Anastácio é desenvolvido com compromisso, dedicação e profundo senso de responsabilidade pública, e ver esse esforço reconhecido reforça a relevância de tudo o que temos construído”.
Beladelli explicou que a avaliação passou por duas etapas, uma para a seleção dos finalistas e outra para a análise final, com a soma das médias das bancas avaliadoras. “Estar entre os três melhores do país é motivo de grande orgulho”.
Realizado com apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), o Prêmio Inovação do J.Ex – Edição 2025 recebeu mais de 600 indicações, consolidando-se como uma das principais referências nacionais em inovação no sistema de Justiça.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Locadora de carro é condenada por reter caução de cliente em Campo Grande

Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia

Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019

ADVI afirma à Justiça que prefeitura concentrou aumento da taxa do lixo em regiões periféricas

Fazenda em Bonito entra na mira do MPMS por limpeza de pastagem com fogo

MPMS firma cooperação com MP do Rio Grande do Sul para uso de sistema de investigação

Justiça mantém justa causa de coordenador de usina por relacionamento com subordinadas

Moreninhas e Pioneiros recebem Justiça Itinerante nesta semana; veja a rota

Homem é condenado a 17 anos de prisão por estupro e exibição de pornografia para enteada


Presidente do Tribunal de Justiça - Dorival Pavan / (Foto: Divulgação)



