Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Justiça

Justiça do Trabalho valida demissão de vendedor que fraudou ponto em empresa em MS

Auditoria interna da empresa confrontada com imagens das câmeras de segurança, apontou que ele chegava mais tarde ou saía mais cedo

27 fevereiro 2026 - 13h36Vinícius Santos     atualizado em 27/02/2026 às 15h49

A Justiça deu razão à Havan S.A. e considerou válida a demissão por justa causa de um vendedor acusado de fraude no registro de ponto. O caso tramitou na 1ª Vara do Trabalho de Dourados e também no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS).

Segundo o TRT-24, o próprio trabalhador acionou o Poder Judiciário por não concordar com a demissão, alegando que ficou sem receber os direitos rescisórios. Ele relatou que foi contratado em julho de 2019 e dispensado em janeiro de 2023. 

Na ação, afirmou que não cometeu irregularidades e que as alterações no ponto ocorreram por falhas no sistema ou por prática comum na empresa, com conhecimento da chefia e do setor de recursos humanos. Por isso, pediu a reversão da justa causa e o pagamento das verbas de uma demissão sem justa causa.

A empresa sustentou que o empregado realizou diversos ajustes manuais no ponto, registrando horários incompatíveis com sua presença efetiva no trabalho. Uma auditoria interna, confrontada com imagens das câmeras de segurança, apontou que ele chegava mais tarde ou saía mais cedo, sem justificativa.

A sentença de primeiro grau entendeu que estavam presentes os requisitos do artigo 482 da CLT para a aplicação da justa causa, como a gravidade da conduta, a imediatidade da punição e a proporcionalidade.

Segundo o juiz André Yudi Hashimoto Hirata, ficou comprovado o ato de improbidade do empregado. A decisão apontou que, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, o vendedor teria simulado presença em horários nos quais não estava na empresa.

 Documentos e imagens confirmaram a irregularidade, e o trabalhador não conseguiu afastar as provas, limitando-se a alegar ausência de gradação da pena e demora na aplicação da punição. Ao analisar o recurso, a Segunda Turma manteve a sentença. 

Para o relator, desembargador João Marcelo Balsanelli, a reiteração das irregularidades quebrou a confiança necessária à relação de emprego, o que justifica a demissão por justa causa.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Desembargador Ary Raghiant Neto
Justiça
Saída de desembargador levanta debate sobre valorização da magistratura
Menina sofria violência sexual -
Interior
Tio-avô é condenado a mais de 16 anos de prisão por estupro de menina em Batayporã
Foto: TJMS
Justiça
Confira os bairros que recebem os serviços gratuitos da Justiça Itinerante nesta semana
Domingos Brazão
Justiça
Moraes autoriza transferência de condenados no caso Marielle para RJ
Três magistrados disputam no TJMS vaga de desembargador deixada por Djailson de Souza
Justiça
Três magistrados disputam no TJMS vaga de desembargador deixada por Djailson de Souza
Divulgação / PMMS
Polícia
Polícia descobre mercado usado no esquema de 'disk-drogas' e faz prisões em Campo Grande
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Justiça
Decisão unânime do TJMS reforça punição a agressor em caso de violência doméstica
Darren Beattie, assessor do governo dos Estados Unidos,
Justiça
Itamaraty confirma revogação de visto de assessor de Trump
Justiça condena homem que importunou sexualmente adolescente em Campo Grande
Justiça
Justiça condena homem que importunou sexualmente adolescente em Campo Grande
Tiago foi assassinado dentro de pizzaria
Justiça
Tribunal do Júri condena dois homens pelo homicídio de Tiago Sandrin em Sonora

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS