Menu
Menu
Busca quarta, 28 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Justiça

Motorista bêbado que matou criança e idosa em acidente na Capital vai a júri popular

O Ministério Público sustenta que o réu Marcos Vinícius Francelino assumiu o risco de matar ao dirigir sob influência de álcool, em velocidade excessiva e desrespeitando a sinalização de trânsito

28 janeiro 2026 - 12h11Vinícius Santos

A Justiça decidiu levar a júri popular o motorista Marcos Vinícius Francelino, acusado de provocar um grave sinistro de trânsito que resultou na morte de Miguel Nunes Alves Bezerra, de 7 anos, e Marlene Spati Pedrosa, de 61 anos. O acidente ocorreu no dia 23 de agosto de 2025, no bairro Jardim Tijuca, em Campo Grande.

A decisão é do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, em atuação na 2ª Vara do Tribunal do Júri, que pronunciou o acusado pelos crimes de homicídio doloso, na modalidade de dolo eventual, além de tentativas de homicídio contra outras vítimas que sobreviveram à colisão.

O sinistro aconteceu na avenida Conde de Boa Vista, no cruzamento com a rua Rio da Prata. Segundo a acusação do Ministério Público (MPMS), Marcos Vinícius conduzia um Renault Logan com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de álcool, quando desrespeitou a sinalização de parada obrigatória, avançou o “PARE” e colidiu violentamente contra um Fiat Uno, onde estavam as vítimas.

Para o MPMS, o acusado assumiu o risco de matar, já que dirigia sob influência de álcool, em velocidade excessiva, e ignorou a sinalização de trânsito, tendo plena consciência do perigo concreto que sua conduta poderia causar. Ainda conforme a acusação, Marcos empregou perigo comum, ao colocar em risco um número indeterminado de pessoas que trafegavam pela via.

Ao decidir pela pronúncia, o magistrado destacou que a materialidade dos homicídios consumados de Miguel e Marlene, bem como das tentativas de homicídio contra outras duas vítimas sobreviventes, está devidamente demonstrada no relatório de investigação e nas demais provas constantes nos autos.

O juiz também ressaltou que laudos periciais apontaram que o veículo conduzido pelo acusado trafegava em velocidade estimada em aproximadamente 86 km/h, acima do limite permitido para a via. A prova oral colhida em juízo reforça a conclusão de que Marcos excedeu a velocidade máxima no momento da colisão.

Ainda conforme a decisão, o laudo pericial concluiu que o acusado desrespeitou a sinalização de parada obrigatória, invadiu o cruzamento e interceptou a trajetória do veículo das vítimas, sendo este o fator determinante para o acidente.

Marcos Vinícius confessou, tanto em sede policial quanto judicial, que ingeriu bebida alcoólica antes dos fatos. Um policial militar que atendeu a ocorrência afirmou em juízo que o réu apresentava hálito etílico e falta de equilíbrio, sinais indicativos de embriaguez. O teste de alcoolemia realizado registrou concentração superior a 0,65 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

Para o magistrado, o conjunto probatório demonstra, nesta fase processual, a probabilidade de que o acusado tenha agido com dolo eventual, motivo pelo qual não acolheu a tese da defesa que buscava a desclassificação do caso para crime não doloso contra a vida.

Além dos homicídios consumados, o motorista responde ainda por homicídios na forma tentada, com as qualificadoras de perigo comum e recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Crime de embriaguez ao volante

Na mesma decisão, o juiz retirou da pronúncia o crime de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool (artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro). 

Segundo o magistrado, essa conduta já foi considerada como elemento do dolo eventual nos crimes de homicídio consumados e tentados, e mantê-la de forma autônoma configuraria bis in idem, ou seja, dupla punição pelo mesmo fato.

Prisão preventiva mantida

O juiz também decidiu manter a prisão preventiva de Marcos Vinícius Francelino. A data do julgamento pelo Tribunal do Júri ainda não foi marcada, uma vez que a defesa pode recorrer da decisão de pronúncia, o que, por si só, tem o condão de prolongar o andamento do processo.

Vídeo mostra o acidente: 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto
Justiça
Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ mantém condenação de homem que estuprou a enteada mais de 10 vezes em MS
Dinheiro sujo
Interior
TJ nega soltar servidor acusado de desviar mais de R$ 5 milhões da prefeitura de Inocência
Cerimônia de acordo - Foto: TJMS/Divulgação
Interior
TJMS firma acordo com a União das Câmaras de Vereadores para reforçar proteção às mulheres
Procurador-Geral de Justiça Romão Ávila - Foto: Assecom/MPMS
Justiça
Sem concorrência, Romão Ávila deve seguir como chefe do MPMS
MPMS investiga empresa turística em Bonito por poluição e destruição de vegetação aquática
Justiça
MPMS investiga empresa turística em Bonito por poluição e destruição de vegetação aquática
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Prefeitura é acionada na Justiça por deixar população em situação de rua "desassistida"
Reunião - Foto: Divulgação MPT-MS
Justiça
MPT-MS negocia com prefeitura de Campo Grande pagamento a catadores de recicláveis
TJMS confirma júri popular para acusado de homicídio ocorrido em 2006 no Santo Eugênio
Justiça
TJMS confirma júri popular para acusado de homicídio ocorrido em 2006 no Santo Eugênio
Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Justiça
Mulher envolvida no homicídio da prima em Campo Grande vai continuar presa

Mais Lidas

A confusão aconteceu na tarde de hoje
Polícia
Adolescente é espancado a pauladas após bater em menino autista no Parque Ayrton Senna
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 27/1/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 27/1/2026
Caso foi registrado na Deam
Polícia
Usando calcinha e sutiã, morador de condomínio é preso por importunação sexual no Parati