O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu recomendação à Prefeitura de Amambai para reestruturar o Sistema de Controle Interno do município. A medida tem por objetivo garantir o cumprimento dos artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal e dos artigos 24, 75 e 82 da Constituição Estadual.
A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Nara Mendes dos Santos Fernandes, estabelece uma série de exigências, como a criação da Controladoria Interna por lei de iniciativa do chefe do Poder Executivo, sem subordinação a outras secretarias, assegurando autonomia técnica, administrativa e orçamentária.
O MP também orienta que o quadro de servidores da Controladoria seja composto por profissionais concursados, com formação superior e qualificação técnica. Enquanto o concurso não for realizado, recomenda-se o aproveitamento de servidores efetivos com competências adequadas. A criação de uma carreira específica para o controle interno, com critérios de progressão e avaliação de desempenho, também é sugerida.
Entre os pontos levantados, o MP apontou que a atual unidade de controle do município não possui regimentos internos, cargos bem definidos, planejamento com metas e indicadores, nem promove capacitação contínua dos servidores. Além disso, o cargo de controlador geral é de livre nomeação, comprometendo a autonomia e a imparcialidade das funções.
A promotora ressaltou que o controle interno deve atuar com independência, vedando a acumulação de funções como contadoria, administração financeira ou assinatura de ordens de pagamento. Também recomenda a adoção de sistemas digitais integrados e ferramentas de monitoramento como painéis de controle (dashboards).
A Prefeitura de Amambai tem prazo de 30 dias para informar se acolherá a recomendação. Em caso positivo, deverá apresentar relatório parcial após 120 dias e relatório final após 180 dias, detalhando o cumprimento das medidas. O MP alertou que o descumprimento pode resultar em ações administrativas e judiciais, além de configurar dolo ou má-fé para responsabilização futura.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Juiz manda estudante a júri popular e marca data de julgamento por morte de corredora

Sargento da PMMS é condenado por não atender ocorrência de perturbação do sossego

Promotora quer júri popular para homem que matou três pessoas queimadas na Capital

MP investiga lei de 2012 que deu nome de professora viva a escola em Itaquiraí

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

MP recomenda criação de comitê e plano de proteção à infância em Aquidauana

Morre aos 72 anos o pastor Gilson Breder, da Primeira Igreja Batista de Campo Grande

Relação amorosa simulada com fins financeiros configura estelionato, define STJ

Por descontos indevidos, Unsbras é condenada a indenizar pensionista em R$ 8 mil em MS
