Menu
Menu
Busca terça, 22 de julho de 2025
Justiça

Prescrição 'salva' vereador Tiago Vargas de punição por coação na Ageprev

A juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna declarou a extinção da punibilidade; o parlamentar havia sido condenado a um ano de prisão

26 setembro 2024 - 10h51Vinícius Santos

A Justiça de Campo Grande, atendendo a um recurso conhecido como embargos de declaração, declarou a extinção de punibilidade do vereador Tiago Vargas (PSD). Ele havia sido condenado a um ano de prisão, com a pena substituída por serviços comunitários, pelo crime de coação durante uma avaliação médica na Ageprev (Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul) em abril de 2019.

A defesa de Tiago Vargas apresentou o recurso argumentando pela prescrição da pretensão punitiva retroativa. O Ministério Público manifestou-se favoravelmente a este pedido.

A juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, ao analisar o caso, afirmou: “No caso em tela, verifico que ocorreu a prescrição da pretensão punitiva retroativa, porquanto transcorreram mais de quatro anos entre o recebimento da denúncia (29/01/2020) e a sentença condenatória a quo (16/05/2024)”. 

Ela concluiu: “Pelo exposto, reconheço a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva na modalidade retroativa e, por consequência, com fundamento no art. 107, IV combinado art. 109, V, ambos do Código Penal, DECLARO EXTINTA A PUNIBILIDADE do acusado Tiago Henrique Vargas”.

Anteriormente, na sentença, a juíza havia determinado que a pena de um ano de reclusão fosse convertida em duas penas restritivas de direitos: a prestação de serviços à comunidade por sete horas semanais durante o período da pena e o pagamento de um salário mínimo a uma entidade a ser definida. O regime inicial para cumprimento da pena seria aberto.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acusado de matar a tiros no bairro Santo Eugênio continua preso, decide TJ
Justiça
Acusado de matar a tiros no bairro Santo Eugênio continua preso, decide TJ
Divulgação -
Polícia
Em ação no Beco Imperial, PM prende "Torto" por tráfico em Campo Grande
Viatura Polícia Militar
Justiça
TJMS nega pedido para trancar ação penal contra policial militar acusado de descaminho
Inscrições abertas para curso que capacita futuros pais adotivos em Mato Grosso do Sul
Educação
Inscrições abertas para curso que capacita futuros pais adotivos em Mato Grosso do Sul
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Justiça
Juiz nega revogação da prisão de motorista acusado de matar mãe e três filhos na BR-060
Estevão Petrallás
Justiça
Petrallás assina termo com o MPMS para ressarcir verba pública
Plenário do CNJ -
Justiça
Judiciário precisa julgar 28 mil processos de improbidade até outubro
Polícia Penal Federal -
Justiça
TJ mantém preso em regime federal acusado de liderar facção em MS
Willames Monteiro dos Santos, acusado de feminicídio foi capturado por policiais da DEAM -
Justiça
TJ confirma júri popular e mantém prisão de acusado de matar companheira atropelada
Ministério Público Federal (MPF) -
Justiça
MPF recorre ao STF e STJ para obrigar Facebook a combater conteúdo misógino no Brasil

Mais Lidas

Leonardo foi morto a facadas
Polícia
Marido mata ex-amante da esposa a facadas em Campo Grande
O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira
Polícia
JD1TV: Video mostra pistoleiro atirando contra traficante e usuário de drogas na Nhanhá
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Polícia
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Polícia Civil vai investigar o caso
Polícia
Pai de santo é denunciado por suspeita de assédio em Campo Grande