O Supremo Tribunal Federal (STF) vai discutir nesta quarta-feira (13), duas ações que pedem que a homofobia e a transfobia se tornem crime.
As duas ações que serão julgadas amanhã requerem que a homofobia e transfobia sejam consideradas crime de racismo, descrito na lei 7.716/89, com penas de um a cinco anos de prisão. As reivindicações chegaram à Corte por meio de duas ações movidas pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e o Partido Popular Socialista (PPS), em 2012 e 2013.
Eles argumentam que o artigo 5º da Constituição Federal de 88 determina que qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais seja punida criminalmente. Ao não legislar sobre a homofobia e a transfobia, deputados e senadores estariam se omitindo inconstitucionalmente, por “pura e simples má vontade”, algo que o Congresso nega.
A ação também requer que o STF fixe um prazo para que seja criada a lei e que, caso ele não seja cumprido ou se um prazo seja sequer considerado necessário pela Corte, ela própria regulamente temporariamente a questão até uma decisão do Congresso que criminalize esse preconceito, que para os autores das ações configura tipo de racismo, ponto que são alvo de controvérsia entre especialistas da área.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP faz acordo de R$ 182 mil com fazenda por dano ambiental em Rio Brilhante

Despesas do MPMS com diárias chegam a quase R$ 370 mil em junho

Empresário de Bonito é condenado por ofender homem com deficiência

Aposentada será indenizada por descontos indevidos em benefício previdenciário em MS

TJ concede habeas corpus e solta condenado por matar homem a facadas na Capital

TJMS realiza Ação Cidadania #TodosPorElas pelo fim do feminicídio no Jacques da Luz

Após investigação do MP, Câmara de Ivinhema extinguirá cargos comissionados

TJ manda soltar acusado de homicídio ocorrido em emboscada na Capital

TJ mantém prisão de acusado de envolvimento na execução de "Diabolin"
