O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter o ministro Alexandre de Moraes como relator do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022, nesta sexta-feira (06).
Seis ministros votaram contra o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alegava impedimento de Moraes para conduzir o caso. O julgamento ocorreu no plenário virtual da Corte.
Os votos contrários ao afastamento de Moraes foram proferidos pelo relator do caso, Luís Roberto Barroso, e pelos ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli.
Barroso destacou que não há "qualquer elemento que comprove as alegações" de parcialidade por parte de Moraes e que os fatos narrados pela defesa de Bolsonaro não configuram impedimento legal.
A defesa do ex-presidente argumentou que Alexandre de Moraes estaria impedido de relatar o caso por ser, supostamente, juiz e vítima. Segundo os advogados, ele aparece como um dos alvos de planos golpistas envolvendo sequestro e assassinato.
No entanto, os ministros do STF entenderam que o argumento não procede.
Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal em 26 de novembro, acusado de ser um dos articuladores da tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Cantor Leonardo processa frigorífico da "Picanha do Mito"

STF suspende decisão do TCU sobre controle de bebidas

PGR arquiva pedido de investigação contra Moraes por suposto uso indevido de avião da FAB

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante da morte de Marielle, pede prisão domiciliar
