O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) julgou o ex-prefeito Alcides Bernal no processo do software de Gerenciamento de Informações Integradas da Saúde (Gisa), que acabou por ser multado aproximadamente em R$ 61 mil por não ter dado seguimento na efetivação do que estava em contrato. O calculo é baseado no valor atual da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms).
Segundo o relator, conselheiro Ronaldo Chadid, isso gerou a impossibilidade de entrega total das senhas de acesso ao Sistema, da entrega dos códigos-fonte e da cobrança da exequibilidade do Sistema de Gestão da Saúde à contratada.
“Na Averiguação Prévia por meio do Relatório de Inspeção e proponho a aplicação de multa ao gestor, ex-Prefeito Municipal de Campo Grande/MS, Sr. Alcides de Jesus Peralta Bernal, no valor correspondente a 1.800 (mil e oitocentas) UFERMS”, fala em trecho do documento.
Após julgamento que ocorreu no dia 22 de outubro, foram inocentados por unanimidade dos conselheiros, o ex-prefeito Nelsinho Trad ex-secretário de saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Ao JD1 Notícias, o advogado de defesa de Nelsinho e Mandetta, Fábio Ricardo Trad Filho, contou que na época o Ministério da Saúde já havia mandado para Campo Grande equipes de agentes de saúde para realizar inspeções e que já atestaram que o projeto já estava com mais de 90% do corpo completo. “Bastava o ex-prefeito Alcides Bernal assumir e terminar os outros 8% a 10% do projeto. Mas ao invés disso o sr. Alcides Bernal demitiu todos os funcionários que haviam sidos treinados durante mais da metade do 1º mandato e o segundo mandato inteiro do Nelsinho, deixou de aplicar os recursos enviados pelo ministério de saúde, desestruturou o software Gisa, que era muito interessante por sinal, além desses outros dois fatores que foram determinantes para o insucesso do projeto”, explicou.
O Advogado contou também que um dos pontos principais que mais afetou o projeto foi a demissão desses funcionários que foram treinados. “Então o Ministério da Saúde quando percebeu que o ex-prefeito Alcides Bernal parou de dar prosseguimento ao projeto, rescindiu o contrato que tinha com a prefeitura de maneira unilateral, como é de direito, essa foi a causa determinante para que os juízes tomassem a decisão.”, falando sobre a decisão dos juízes em inocentar Trad e Mandetta.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune

Moraes autoriza operação da PF contra jornalista e entidades de imprensa reagem

Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura

Réu que matou homem por vingança é condenado a 16 anos de prisão em Dourados

Moraes autoriza buscas da PF contra acusado de perseguir Flávio Dino

TJMS absolve homem condenado por estupro de vulnerável após caso envolvendo 'selinho'

Seminário em Campo Grande vai debater litigância abusiva no Poder Judiciário

Acusados de matar mulher com golpes de faca enfrentam Tribunal do Júri em Campo Grande

Dino mantém depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS







