O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou o projeto-piloto do Juiz das Garantias na comarca de Dourados. A cerimônia ocorreu na tarde de quarta-feira, 31 de julho, com a presença do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins.
Funcionamento - O Juiz das Garantias é uma figura recente no sistema jurídico brasileiro, introduzido pela Lei nº 13.964/2019. Esse juiz é responsável por garantir que as investigações criminais respeitem os limites legais e preservem os direitos fundamentais dos investigados. O juiz Ricardo da Mata Reis, titular da Vara do Tribunal do Júri e Execução Penal, assumirá essa função. Após a denúncia, ele deixará de atuar no processo, passando o caso para o juiz da instrução penal.
As ações penais em andamento no momento da implementação não sofrerão alterações no juízo competente. A nova estrutura entrará em vigor 60 dias após 26 de julho. Processos de execução penal nos regimes fechado e semiaberto serão transferidos para as Varas de Execução Penal do Interior de Campo Grande.
A implementação do Juiz das Garantias segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme a Resolução nº 562/2024, que estabelece normas para a estruturação e funcionamento desse novo cargo. A Resolução do TJMS nº 321, de 24 de julho de 2024, define que casos da 2ª circunscrição, incluindo comarcas como Dourados, Caarapó, Itaporã, e outras, serão julgados na Vara do Juiz das Garantias em Dourados.
Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça destacou a importância de aproximar o Judiciário do cidadão, facilitando o acesso à justiça. "Sempre entendi que nós temos que nos aproximar. O Judiciário se aparelha para atender o jurisdicionado, fazer com que o acesso à justiça seja mais fácil, mais célere, através de uma melhoria geral das comarcas", afirmou o desembargador Sérgio Fernandes Martins.
Na mesma ocasião, foi inaugurada a denominação da sala do Tribunal do Júri como "Juiz Ademar Pereira". Além disso, foram entregues 509 novos monitores para magistrados e servidores, melhorando a infraestrutura tecnológica da comarca.
Reforma - Após a cerimônia, o desembargador Sérgio Fernandes Martins realizou uma visita técnica à reforma do prédio do Fórum de Dourados. As obras começaram em julho e têm um prazo de sete meses para conclusão, com um investimento total de R$ 2.273.250,38.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante da morte de Marielle, pede prisão domiciliar

Motorista é condenado a 9 anos de prisão por morte em racha na Capital

MPF cobra gestão responsável e correta movimentação do Fundeb em Ladário

Reforma do muro da sede do MPMS em Campo Grande custará R$ 1,59 milhão

Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal

MPMS apura possível extração irregular de basalto em Deodápolis

Por assassinato a facadas no Lageado, homem é condenado a 8 anos de prisão

Ex-prefeito de Ladário é condenado e fica inelegível por abuso de poder
