Os 82 militares da Força Nacional já estão em campo auxiliando os combates aos incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense. Coordenados pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, 16 deles avançaram à noite de sábado (29), combatendo as chamas em uma fazenda de Corumbá.
Nessa ação, foram empregados 25 homens entre Força Nacional e militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Coube ao subtenente Edraudino Pereira Lúcio comandar a operação ao longo da tarde.
Enquanto militares da Força Nacional chegavam à propriedade, no horário do almoço, bombeiros de Mato Grosso do Sul já combatiam outro foco na mesma fazenda. Em seguida, juntos, bombeiros Sul-mato-grossenses e de outros estados iniciaram o enfrentamento ao outro incêndio, maior, que se estenderia noite adentro.
Eles usaram kit pick-up, abafadores e sopradores. A redução da temperatura, mais uma vez nesta semana, favoreceu o combate. Para o subtenente Edraudino, o reforço foi bem-vindo nesse momento em que o bioma enfrenta uma situação de seca severa, que torna o ambiente mais suscetível às queimadas descontroladas.
“Na verdade, todas as forças que estão chegando para cá fazem uma grande diferença. Esse efetivo da Força Nacional, mais o investimento que está sendo feito na parte das aeronavea para ajudar no combate, só vem a agregar e fortalecer a capacidade que nós teremos de controlar esses incêndios”, disse.
Da enchente à seca
Os 16 militares da Força Nacional que atuaram no combate desse sábado (29), vieram de outra missão causada por uma situação climática extrema: as chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com o tenente piauiense Luiz Moraes Nunes, alguns militares da Força Nacional já atuaram no Pantanal, mas outros, não.
“São de vários estados. Temos militares do Nordeste, temos militares da parte Centro-Oeste, Norte e de vários estados do Brasil. Alguns militares já vieram a combate à incêndio aqui no Pantanal, mas, no meu caso, é a primeira vez que estou fazendo esse tipo de trabalho aqui no Pantanal”, contou.
Da Força Nacional foram usados no combate na região próxima ao Buraco das Piranhas seis viaturas, com 2 kits pick up pronto para combate a incêndio.
*Com informações do portal Gov MS
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MPMS acompanha recuperação de nascente no Bairro Tiradentes

Rascunho de carta final na COP30 tem propostas para limitar aquecimento

Brasil recebe doação de US$ 300 milhões para plano de saúde climática

Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30

Carta final de cúpula pede que Belém seja início de novo ciclo de ação

Piracema é importante, mas pesque e solte pode se tornar uma tendência

Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal

Lula diz que gasto com armas vai causar "apocalipse climático"

É momento de levar a sério os alertas da ciência, diz Lula na Cúpula


Queimadas no Pantanal (Fotos: Saul Schramm)




