O governador do Estado, Eduardo Riedel, decretou nesta segunda-feira (24), situação de emergência por 180 dias nos municípios de Mato Grosso do Sul que estão sendo afetados pelos incêndios no Pantanal.
Nesse período, ações que estão relacionadas ao desastre, como para a reabilitação e reconstrução dos locais, estão autorizadas e podem ser mobilizadas pelos órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o governo do Estado, a situação de emergência foi declarada como resultado da junção de diversos fatores, entre eles: período de seca que o Mato Grosso do Sul tem enfrentado; e impactos das queimadas para agropecuária pantaneira.
Entre os locais que estão inclusos no decreto assinado por Riedel se destacam parques, áreas de proteção e preservação nacional. Nos casos mais urgentes, agentes da Defesa Civil estão liberados para entrar em casas para prestar socorro, determinar a evacuação e utilizar a propriedade particular.
Vale lembrar que nos casos de emergência ou calamidade pública, não há a necessidade de realizar licitação, com o objetivo de não comprometer a continuidade dos trabalhos públicos em relação a obras, aquisição de equipamentos e serviços.
O decreto autoriza ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos “perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MS)”.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Onça-pintada capturada após ataque no Pantanal segue em observação no CRAS

MS reforça combate aos incêndios com a 13ª da campanha 'Fogo Zero'

PMA instala câmeras no Pantanal para monitorar onças e reforçar segurança

JD1TV: Pescadores flagram mãe onça e filhotes nadando no Rio Taquari

Onça que matou caseiro tem inflamação e anemia leve, aponta boletim veterinário

JD1TV: Onça que matou caseiro rosna para câmeras ao chegar ao CRAS

Pesqueiro onde onça matou "Jorginho" continuará funcionando

Onça que matou 'Jorginho' pode estar doente ou idosa, afirma secretário-adjunto

Onça que matou 'Jorginho' pode ter sido cevada e perdeu medo de humanos, diz especialista
