Menu
Busca quarta, 20 de fevereiro de 2019
(67) 99647-9098
Opinião

Depoimento da irresponsabilidade da Vale

O engenheiro Analgides Caetano comenta em seu artigo sobre a catástofre que afetou Brumadinho (MG) com o ropimento da barragem

27 janeiro 2019 - 09h13Anagildes Caetano de Oliveira

Gostaria de, neste triste momento em que mais um trágico acidente com uma barragem da Vale aconteceu, dar um triste depoimento da irresponsabilidade desta empresa que prega uma falsa ideia de empresa ecologicamente correta.

Há uns 7 ou 8 anos atrás, fomos procurados por eles para aplicarmos nossa tecnologia empregando todos os tipos de rejeitos por eles produzidos. Exigiram de nós uma série de cuidados com funcionária, alimentação, EPIs etc. Tivemos que contratar uma empresa de Porto Alegre, a Pro-Ambiente, para laudar os materiais produzidos por nós com aqueles rejeitos. Depois de constatados que eles tornaram inertes e podiam então serem utilizados em construção civil, blocos, telhas, pisos etc, é que começaram a liberar material para nossas pesquisas.

A lama foi o material que deu um resultado mais viável, não que os outros não pudessem ser utilizados. É que a lama tem este problema de armanazamento. Quem for visitar o Morro de Urucun verá uma cobertura de um refeitório com telhas feitas com lama. Algumas casas aqui em Campo Grande também foram executadas com aquele rejeito. Nos prometeram, na época, uma área próxima à unidade deles para montarmos uma unidade fabril utilizando os rejeitos. Para surpresa nossa, depois que eles fecharam a exportação pra China, simplesmente não nos receberam mais. Claro que nos usaram.

A proposta era utilizar todos os refeitos, mais precisamente a lama. Milhares de casas poderiam ser construídas com preços baixos, pois matéria-prima é que não faltaria. Infelizmente, este é o nosso país. O que a Vale gastou com nosso trabalho? Zero.

(*) Anagildes Caetano de Oliveira é engenheiro civil.

Sesc Novo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Opinião
Mansour Karmouche: "Compromisso com o diálogo"
Opinião
Sou advogado ou Dom Quixote?
Opinião
Tribunais de Contas e os desafios do presidente
Opinião
Um país que precisa gerar 10 milhões de empregos não deveria atacar o Sistema S
Opinião
Emagrecer – Meta clássica de Ano Novo
Opinião
O fator Marun
Opinião
Habitação: Uma história para contar e uma história para construir
Opinião
Bolsonaro e o meio ambiente
Opinião
Novo ciclo, novas esperanças
Opinião
Reflexões sobre o salário da magistratura

Mais Lidas

Geral
Imagens fortes: Mulher perde 80% do lábio inferior após ser mordida em briga
Polícia
No centro, homem tenta fotografar partes íntimas de mulher
Polícia
Mulher é espancada após negar manter relações sexuais com marido
Polícia
Em briga na cela, presidiário fura olho de outro