Menu
Busca sábado, 04 de dezembro de 2021
(67) 99647-9098
Governo Caravana SAude - dez21
Opinião

Depoimento da irresponsabilidade da Vale

O engenheiro Analgides Caetano comenta em seu artigo sobre a catástofre que afetou Brumadinho (MG) com o ropimento da barragem

27 janeiro 2019 - 09h13Anagildes Caetano de Oliveira

Gostaria de, neste triste momento em que mais um trágico acidente com uma barragem da Vale aconteceu, dar um triste depoimento da irresponsabilidade desta empresa que prega uma falsa ideia de empresa ecologicamente correta.

Há uns 7 ou 8 anos atrás, fomos procurados por eles para aplicarmos nossa tecnologia empregando todos os tipos de rejeitos por eles produzidos. Exigiram de nós uma série de cuidados com funcionária, alimentação, EPIs etc. Tivemos que contratar uma empresa de Porto Alegre, a Pro-Ambiente, para laudar os materiais produzidos por nós com aqueles rejeitos. Depois de constatados que eles tornaram inertes e podiam então serem utilizados em construção civil, blocos, telhas, pisos etc, é que começaram a liberar material para nossas pesquisas.

A lama foi o material que deu um resultado mais viável, não que os outros não pudessem ser utilizados. É que a lama tem este problema de armanazamento. Quem for visitar o Morro de Urucun verá uma cobertura de um refeitório com telhas feitas com lama. Algumas casas aqui em Campo Grande também foram executadas com aquele rejeito. Nos prometeram, na época, uma área próxima à unidade deles para montarmos uma unidade fabril utilizando os rejeitos. Para surpresa nossa, depois que eles fecharam a exportação pra China, simplesmente não nos receberam mais. Claro que nos usaram.

A proposta era utilizar todos os refeitos, mais precisamente a lama. Milhares de casas poderiam ser construídas com preços baixos, pois matéria-prima é que não faltaria. Infelizmente, este é o nosso país. O que a Vale gastou com nosso trabalho? Zero.

(*) Anagildes Caetano de Oliveira é engenheiro civil.

Senar Agrinho dez21

Deixe seu Comentário

Leia Também

Opinião
O "mistério" dos ônibus de Campo Grande
Opinião
Uma boa proposta?
Opinião
A propósito do marco temporal
Opinião
Jamais aposentar-se da vida
Opinião
ARY RIGO E O PAPA

Mais Lidas

Polícia
Emocionados, familiares tentam entender a morte de Kennedy em frente de casa no Caiobá
Polícia
Auxiliar de pedreiro morre após ser esmagado por laje de obra
Polícia
Conhecido como “Disciplina do PCC”, jovem é assassinado em MS
Geral
Homem morre após queda de laje em construção civil